Cabeçalho da página

Conexões entre imagem fotográfica e memória social do garimpo

Carlos Matos Matos Bandeira Junior, Rubens Elias da Silva

Resumo

Este ensaio é composto por fotografias produzidas pelo pesquisador e principalmente oriundas do acervo pessoal dos interlocutores. Propõe-se a refletir as conexões entre a imagem fotográfica e o processo de constituição de memória coletiva (HALBWACHS, 1968) articuladas por ex-garimpeiros sobre o trabalho e a cotidianidade das relações elaboradas nos garimpos de ouro da região Amazônica, sobretudo os da área do Tapajós, que na década de 1970 e 1980 estiveram em grande efervescência e, pelos quais, os agentes interlocutores viveram por muitos anos de suas vidas.

 


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazonica.v11i1.6656



 © As/os autoras/es que publicam na Amazônica Revista de Antropologia (ARA) retêm os direitos autorais e morais de seu trabalho, licenciando-o sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja citado corretamente.

Gerencia do Portal:

Luciléia Silva

Email: lucileia@ufpa.br

 

Creative Commons License
Amazônica - Revista de Antropologia da Universidade Federal do Pará é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil.

This is an open-access website under the terms of the Creative Commons Attribution-NoDerivatives License.
Based on a work at www.periodicos.ufpa.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/amazonica.