Cabeçalho da página

Família, criatividade e prazer no ofício: etnografia da aprendizagem em uma marcenaria na Amazônia

Luiz Francisco Loureiro, Ana Claudeise Silva do Nascimento, Marilia de Jesus Souza, Nelissa Peralta

Resumo

Este artigo discute aspectos do aprendizado como meio de reprodução do ofício de marceneiro, em uma cidade do interior do estado do Amazonas. Por meio da observação do contexto e do levantamento de evidências orais, buscamos conhecer as dimensões técnicas e simbólicas desta prática social que circulam entre os membros de uma comunidade de praticantes. Os resultados obtidos sugerem que, do ponto de vista técnico, os principais itens ali aprendidos são o diagnóstico de situações e a aplicação de técnicas adequadas para a resolução de problemas comuns a este ofício. Já do ponto de vista simbólico, é o aprendizado de valores necessários e as percepções sobre o ofício em relação à sociedade que possuem maior ênfase. Finalmente, apontamos como as principais características do ofício de marceneiro, no contexto analisado, suas dimensões familiares e criativas, que conferem a esta prática social a  qualificação de prazerosa entre seus praticantes.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazonica.v11i1.6613



 © As/os autoras/es que publicam na Amazônica Revista de Antropologia (ARA) retêm os direitos autorais e morais de seu trabalho, licenciando-o sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja citado corretamente.

Gerencia do Portal:

Luciléia Silva

Email: lucileia@ufpa.br

 

Creative Commons License
Amazônica - Revista de Antropologia da Universidade Federal do Pará é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil.

This is an open-access website under the terms of the Creative Commons Attribution-NoDerivatives License.
Based on a work at www.periodicos.ufpa.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/amazonica.