Cabeçalho da página

Entrelaçando narrativas: Na vivência de um adoecimento entre os Sanumá-yanomami

Sílvia Guimarães

Resumo

Este artigo apresenta uma etnografia sobre o processo de adoecimento de um jovem Sanumá que circulou por sistemas médicos diversos e interagiu com seres diversos. Essa interação, na perspectiva dos Sanumá, acontece na perspectiva de potencializar a agência desses sujeitos sobre os corpos, que deve ser controlado quando adentram o contexto do sistema médico dos brancos, por exemplo, quando estão nas cidades, nos hospitais com as parafernálias encontradas aí, com os remédios, os profissionais de saúde dentre outros. Assim, vivenciam sistemas médicos diversos, vendo-os como potências, onde trocas se efetivam. Exploro essa transversalidade na vida de um Sanumá que apresenta as tensões, dissensões e perspectivas de ontologias criando um fato. Narrativas diversas se convergem nas releituras biográficas que passam a ser realizadas sobre a pessoa e seu adoecimento, parentes, afins, seres auxiliares em diálogo com criaturas da floresta, não indígenas, todos produzem narrativas que se encapsulam na corporalidade da pessoa.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazonica.v9i2.5669



 © As/os autoras/es que publicam na Amazônica Revista de Antropologia (ARA) retêm os direitos autorais e morais de seu trabalho, licenciando-o sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja citado corretamente.

 

 

Creative Commons License
Amazônica - Revista de Antropologia da Universidade Federal do Pará é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil.

This is an open-access website under the terms of the Creative Commons Attribution-NoDerivatives License.
Based on a work at www.periodicos.ufpa.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/amazonica.