Cabeçalho da página

Aproximações ao campo da saúde indígena e o fazer etnográfico de um Puyanawa antropólogo

Jósimo (Puhku) Puyanawa

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar os procedimentos terapêuticos vivenciados por minha mãe que é uma indígena da etnia Puyanawa e seu atendimento na Casa de Saúde Indígena (CASAI) de Mâncio Lima. A análise é uma constatação de um reflexo desde o período do cativeiro que deixou enormes sequelas que se alastram até os dias de hoje e minha mãe é uma refém dessas lembranças amargas, pois sofre cotidianamente com as várias enfermidades que surgiram neste período. Minha mãe tem se esforçado duramente pela sobrevivência, recorreu e recorre as nossas práticas médicas tradicionais, mas as medicinas tradicionais não estão mais sanando as enfermidades desconhecidas, por isso, ela necessariamente precisa recorrer ao atendimento da saúde estatal que foi desenvolvida para os povos indígenas, o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Subsistema de Saúde indígena (SASI), esse último tem na sua rede a Casa de Saúde Indígena. Assim, a análise aqui é o caminho percorrido por minha desde quando ela sai da aldeia e seguindo para a Casa de Saúde Indígena em Mâncio Lima e os hospitais do SUS.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazonica.v9i2.5667



 © As/os autoras/es que publicam na Amazônica Revista de Antropologia (ARA) retêm os direitos autorais e morais de seu trabalho, licenciando-o sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja citado corretamente.

 

 

Creative Commons License
Amazônica - Revista de Antropologia da Universidade Federal do Pará é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil.

This is an open-access website under the terms of the Creative Commons Attribution-NoDerivatives License.
Based on a work at www.periodicos.ufpa.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/amazonica.