Cabeçalho da página

ARQUEOLOGIA ENGAJADA: MAPEAMENTO PARTICIPATÓ- RIO COM OS POVOS INDÍGENAS DA BACIA DO ALTO RIO MARONI, NORTE DA AMAZÔNIA

Renzo S. Duin, Killian Toinaik, Tasikale Alupki, Aimawale Opoya

Resumo

Novas perspectivas sobre as paisagens sociopolíticas de culturas de florestas tropicais do passado têm surgido nos últimos vinte anos na arqueologia amazônica. A evolução das relações entre arqueólogos e povos indígenas da Amazônia, bem como a integração da prática arqueológica com o conhecimento dos povos indígenas da região, levou recentemente a descobertas científicas surpreendentes na Amazônia. O presente artigo é um relato de pesquisa sobre um projeto de mapeamento participativo em curso, destacando a tradição emergente de arqueólogos que se envolvem com os povos indígenas. Especificamente, este projeto de mapeamento participativo é parte de um processo recente de compartilhamento das agendas de pesquisa de antropólogo/arqueólogo e os povos indígenas amazônicos das terras altas das Guianas (Suriname, Guiana Francesa e Brasil). Ao longo deste artigo, o desafiador potencial de pesquisa interdisciplinar e de multi-escala em processos sociopolíticos historicamente situados está em primeiro plano. No entanto, esta relação emergente entre povos indígenas amazônicos e um crescente número de arqueólogos envolvidos está em estágios iniciais. Palavras-chave: Arqueologias indígenas, arqueologia histórica, mapeamento participativo.


Texto completo:

PDF (English)


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazonica.v6i2.1872



 © As/os autoras/es que publicam na Amazônica Revista de Antropologia (ARA) retêm os direitos autorais e morais de seu trabalho, licenciando-o sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja citado corretamente.

 

 

Creative Commons License
Amazônica - Revista de Antropologia da Universidade Federal do Pará é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil.

This is an open-access website under the terms of the Creative Commons Attribution-NoDerivatives License.
Based on a work at www.periodicos.ufpa.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/amazonica.