Logo do cabeçalho da página Revista Agroecossistemas

O CACAU DE VÁRZEA: SABERES E PRÁTICAS RIBEIRINHOS

Ana Letícia Nascimento Viana, Aquiles Simões, Rodolpho Zahluth Bastos

Resumo

Objetivou-se com este trabalho analisar como se constituem os saberes e as práticas de ribeirinhos para a produção de derivados do cacau (Theobroma cacao L.) de várzea. O estudo ocorreu em dois momentos, na sede da cidade de Mocajuba e em duas comunidades ribeirinhas, na fazenda Tocantins, na comunidade de Santaninha, em Cametá e no sítio Samuhuma, na comunidade de Vista Alegre, em Mocajuba, no Território do Baixo Tocantins. O direcionamento teve o enfoque qualitativo, exploratório e descritivo, com pesquisas bibliográficas e de campo. Na coleta de dados utilizou-se entrevistas semiestruturadas com produtores de cacau. A partir da análise, compreendeu-se que os ribeirinhos têm a sua produção garantida pelo trabalho familiar com a cacauicultura, onde a mulher apresenta papel significativo. Concluiu-se, que os saberes e as práticas dos ribeirinhos, são importantes por garantirem estratégias de produção alimentar com bases agroecológicas, com organização coletiva participativa, contribuindo para o desenvolvimento local.

 

 


Palavras-chave

Saberes Ribeirinhos; Inovações Sociais; Cacau de várzeas; Baixo Tocantins


Texto completo:

PDF

Referências


BASTOS, Ana Paula Vidal; ALMEIDA, Oriana; DE CASTRO, Edna Ramos; MARIN, Rosa Acevedo; PIMENTEL, Márcia da Silva; RIVERO, Sérgio; DA SILVA, Ione Câmara; TORRES, Isaac. Economia e sociedade na região do Tocantins, Pará. PAPER, NAEA, n. 259, 2010. Acesso: www.naea.ufpa.br/naea/novosite/index.php?action=Publicacao.arquivo&id=535, ago.2018.

CAPORAL, F. R.; COSTABEBER, J. A. Agroecologia e desenvolvimento rural sustentável: perspectivas para uma nova Extensão Rural. Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, Porto Alegre, v.1, n.1, p.16-37, jan./mar. 2000.

CARLOS. Ana Fani. A. O lugar no/do mundo. São Paulo: Hucitec, 1996.

CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Tradução Bruno Magne. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Entrevista com dona Juliana Maia. Fazenda Tocantins, em Cametá. Em 17 de janeiro de 2020.

Entrevista com Maria Trindade (natural da ilha de Jambu-açu e pesquisadora de cacau de várzea). Mocajuba, em 16 de agosto de 2019.

Entrevista com o Sr. Amadeu Braga (cacauicultor). Fazenda Tocantins, em Cametá. Em 16 de agosto de 2019.

Entrevista com o Sr. Benedito Maia (B. Maia) (cacauicultor). Sítio Samuhuma, em Mocajuba. Em de 17 de janeiro de 2020.

GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2002.

LIMA, Rosemildo Santos. Na safra e na entressafra do açaí: usos do território e modo de vida da população ribeirinha do baixo Rio Meruú (Igarapé – Miri/PA). 2015. 138 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2015.

MORAES, Sérgio Cardoso de. Conhecimentos Tradicionais: discussões e desafios. Belém: NUMA/ UFPA, 2016. 136p.

OLIVEIRA, R. C. O trabalho do antropólogo. Brasília: Paralelo 15; São Paulo: Editora UNESP, 2000. p.75-35.

SILVA NETO, P. J. et al. Sistema de produção de cacau para a Amazônia brasileira. Belém, CEPLAC, 2001. 125p.

TRINDADE, M. J. S. Florada do Mucajá. Treinando o olhar e a memória. 2011. Disponível em: http://floradadosmucajas.blogspot.com/2011/. Acesso em: agosto de 2019.

VIANA, A. L. N. Pesquisa de Campo. Em 17 de janeiro de 2020.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/ragros.v12i1.8955

ISSN online 2318-0188