Logo do cabeçalho da página
Revista Agroecossistemas

A RAGROS iniciou em 2009 como a “Revista da Faculdade de Ciências Agrárias de Marabá - RFCAM” publicada em CD-ROM (ISSN 2178-7883), tendo como objetivo inicial publicar trabalhos apresentados em eventos científicos da faculdade. Contudo, no decorrer dos anos a revista foi ganhando amplitude, recebendo trabalhos de outras instituições e estados.

Em 2012 a RFCAM foi classificada com Qualis B5 nas “Ciências Agrárias I” pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Neste mesmo ano a RFCAM passou por uma reformulação e passou a ser chamada de “Revista Agroecossistemas - RAGROS” com ISSN online 2318-0188, sendo integrada ao Portal de periódicos da UFPA e editada pelo Núcleo de Meio Ambiente (NUMA).

Com o intuito de ampliar sua divulgação, aderiu ao OJS - Open Journal System para disponibilizar online os seus volumes e números publicados de forma gratuita e sem restrição de acesso. E passou a priorizar a publicação de trabalhos que tenham como lócus a sustentabilidade de agroecossistemas; a partir de pesquisas que explorem aspectos biológicos, químicos, ecológicos, econômicos e sociológicos do meio rural em suas diferentes dimensões e espaços. Neste contexto são incentivadas discussões embasadas na abordagem sistêmica e interdisciplinaridade; não excluindo trabalhos que mobilizem conhecimentos científicos tecnológicos, relevantes para as ciências agrárias e afins na promoção do desenvolvimento rural sustentável.

Em 2015 a RAGROS foi classificada pela CAPES com Qualis B5 na área “Interdisciplinar” e manteve Qualis B5 nas "Ciências Agrárias I". Ao final do quadriênio 2013-2016 manteve Qualis B5 nas “Ciências Agrárias I”, recebeu B5 na área “Zootecnia/Recursos Pesqueiros” e passou para B3 na área “Interdisciplinar”. Em 2017 todos os periódicos que integram o "Portal de Periódicos da UFPA" passaram a publicar artigos com o Digital Object Identifier (DOI), que é muito importante porque é um identificador atribuído ao objeto digital para que este seja unicamente identificado na Internet e permite que o periódico seja inserido em outras bases de dados.

A RAGROS está indexada nas seguintes bases de dados: AGRIS (Sistema de Informação Internacional para a Ciência e Tecnologia Agrícola), CIARD (Diretório de Serviços de Informação e Bases de Dados na Agricultura), Sistema Latindex (Sistema Regional de Información em Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal), Diadorim (Diretório de Políticas de Acesso das Revistas Científicas Brasileiras - IBICT), Portal LivRe! (Centro de Informações Nucleares), Portal Periódicos da CAPES e Google Acadêmico.

Após 10 volumes a revista publicou 203 trabalhos, envolvendo 354 autores e 48 avaliadores. Apesar de todas as dificuldades de se manter um periódico de acesso e publicação 100% gratuito a RAGROS tem resistido, graças aos editores, avaliadores e autores que tem confiado seus resultados de pesquisa ao submeterem seus manuscritos ao periódico. 

Agradecemos a todos que tem colaborado com a RAGROS e em especial ao Portal de Periódicos da UFPA que permitiu maior visibilidade da revista.

Gratidão a todos!