Logo do cabeçalho da página

Experiência pedagógica em ambientes não escolares: estágio supervisionado em uma biblioteca pública de Belém-Pará

Isabela Oliveira De Souza, Syanny Kemilly Lima Monteiro, Hilda Rosa Moraes de Freitas Rosário

Resumo

O estudo examinou a atuação do pedagogo em ambientes não escolares durante um estágio supervisionado obrigatório realizado em uma biblioteca pública infantil em Belém-Pará, por meio de pesquisa de campo qualitativa e observação participante. Foram executadas duas atividades lúdicas com uma turma de 25 alunos de uma escola da rede pública. A análise evidenciou que as brincadeiras e cantigas de roda favorecem o desenvolvimento e a interação social de crianças e adolescentes. A pesquisa também destacou a necessidade de ampliar o debate sobre o acesso da periferia à cultura letrada, enfatizando a importância de práticas interdisciplinares voltadas ao letramento e à emancipação de crianças e jovens e fortalecendo o papel das bibliotecas como espaços culturais e educativos.



Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rve.v0i2.19567

Revista Ver a Educação. © Direitos reservados 2025