Revista Humanitas

LUTA, EDUCAÇÃO E O BEM VIVER: A ASSOCIAÇÃO DOS DISCENTES QUILOMBOLAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ FRENTE À COVID-19

Ingrid Rodrigues da Rosa Cruz, João Colares da Mota Neto

Resumo


Este artigo surge de um conjunto de indagações que a pandemia da Covid-19 trouxe ao campo da educação e às populações quilombolas e tem como objetivo identificar os enfrentamentos do coletivo Associação dos Discentes Quilombolas da Universidade Federal do Pará frente à Covid-19 e seus princípios que fundamentam o Bem Viver na militância como pedagógicos.Éuma pesquisa decolonial, de campo e qualitativa.Realizamos entrevista dialógica (ARIAS, 2010) e análises dialógicas (FREIRE; FAUNDEZ, 2013). Como reflexão, partimos da realidade dos/as discentes quilombolas em tempos de pandemia, identificamos que, no “novo normal”, na educação se potencializa a anormalidade da desumanização, individualismo e seletividade. Porém, o coletivo tem recriado o cenário de marginalização em um cenário de luta como processo educativo pautado em horizontes Outros de existência, ou seja, do Bem Viver na militância em enfrentamento aos ataques sofridos no contexto pandêmico. 

Palavras-chave: Estudantes quilombolas; educação; Bem Viver; Covid-19. 




STRUGGLE, EDUCATION AND GOOD LIVING: THE ASSOCIATION OF QUILOMBOLA STUDENTS OF THE FEDERAL UNIVERSITY OF PARA IN THE FACE OF COVID-19 

Abstract: This article arises from a set of questions that the Covid-19 pandemic brought to the field of education and to the quilombola populations and aims to identify the confrontations of the collective Associação dos Students Quilombola da Universidade Federal do Pará against Covid-19 and its principles that underlie the Good Living in militancy as pedagogical. It is a decolonial, field and qualitative research. We performed dialogic interviews (ARIAS, 2010) and dialogic analyzes (FREIRE; FAUNDEZ, 2013). As a reflection, we start from the reality of quilombola students in times of a pandemic, we identify that, in the “new normal”, in education the abnormality of dehumanization, individualism and selectivity is enhanced. However, the collective has recreated the scenario of marginalization in a scenario of struggle as an educational process based on horizons Others of existence, that is, of Good Living in militancy in facing the attacks suffered in the pandemic context.

Keywords: Quilombola students; education; Well Living; Covid-19. 




LUCHA, EDUCACIÓN Y BUEN VIVIR: LA ASOCIACIÓN DE ESTUDIANTES QUILOMBOLAS (ADQ/UFPA) FRENTE AL COVID-19

Resumen: Este estudio surge de un conjunto de indagaciones que la pandemia del Covid-19 trae para el campo de la educación y para las poblaciones quilombolas. Esta investigación tuvo por objetivo identificar los enfrentamientos del colectivo ADQ/UFPA frente al Covid 19 y sus principios que fundamentan el Buen Vivir tanto en la militancia como pedagógica. La investigación se hace decolonial, también de campo y de un cuño cualitativo.Se realizó la entrevista dialogica (Arias, 2010) y los análisis dialógicas (FREIRE; FAUNDEZ, 2013). Como reflexión a partir de la realidad de los/las estudiantes quilombolas en tiempos de pandemia de Covid- 19, identificándose que la “nueva normalidad” en la educación es nada más que la potencialización de la anormalidad en que la sociedad vive de deshumanización, individualismo y selectividad. Por tanto, el colectivo ADQ/UFPA tiene recreado el escenario de crisis y marginalización, en un escenario de lucha como proceso educativo pautado en horizontes Otros de existencia, o sea, d el Buen Vivir en la militancia en enfrentamiento a los ataques sufridos por los discentes quilombolas en el contexto pandémico.

Palabras claves: Estudiantes quilombolas; educación; Buen Vivir; Covid- 19


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