Page Header

ETNOMATEMÁTICA: DIÁLOGO ENTRE CONHECIMENTO MATEMÁTICO E SABERES DA TRADIÇÃO

Isabel Cristina R. de Lucena

Abstract

A cosntrução artesanal de barcos, realizada no Município de Abaetetuba-PA, aliadas às análises com referenciais matemáticos dessa prática, compuseram minha dissertação de mestrado ("Carpiteiros Navais de Abaetetuba-PA: Etnomatemática navega pelos rios da Amazônia" - Lucena, 2002), s qual enfoca a Etnomatematica dos carpinteiros navais. Este artgo, parte do referido trabalho de pesquisa, discute a relação matemática, saberes da tradição e Etnomatemática apontando para o diálogo não hierárquico entre ciência e não-ciência.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v1i2.2852

Copyright (c) 2016 Revista Margens



Indexação para:

 

 

Fator de Impacto  1,54


 Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional

Universidade Federal do Pará - Campus Abaetetuba - EditorAbaete

Programa de Pós-Graduação em Cidades, Territórios e Identidades (PPGCITI)

ISSN:  1806-0560  e-ISSN:  1982-5374

DOI:  https://dx.doi.org/10.18542

         

Contadores grátis!