Page Header

IDENTIDADE E ALTERIDADE NO CINEMA DOS BÁLCÃS EM TORNO DA GUERRA NA EX-IUGOSLÁVIA

Élcio Loureiro Cornelsen

Abstract

Partindo do pressuposto de que toda guerra civil provoca redefinições de caráter identitário entre os grupos beligerantes frente à violência, teceremos considerações sobre a representação fílmica da Guerra na Ex-Iugoslávia, elegendo para isso os filmes Bela Aldeia, Bela Chama (Srdan Dragojevi?, 1996), Terra de Ninguém (Danis Tanovi?, 2001), e A vida é um milagre (Emir Kusturica, 2004). Enquanto os dois primeiros filmes propõem uma imagem irreconciliável marcada pelo ódio, o último apresenta uma imagem poética de reconciliação através do amor.

 

Palavras-chave: Cinema dos Bálcãs; Guerra na Ex-Iugoslávia; Identidade; Alteridade; Violência.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v9i13.2670

Copyright (c) 2016 Revista Margens



Indexação para:

 

 

Fator de Impacto  1,54


 Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional

Universidade Federal do Pará - Campus Abaetetuba - EditorAbaete

Programa de Pós-Graduação em Cidades, Territórios e Identidades (PPGCITI)

ISSN:  1806-0560  e-ISSN:  1982-5374

DOI:  https://dx.doi.org/10.18542

         

Contadores grátis!