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MEMÓRIAS MOBILIZADORAS DE DIÁLOGOS COM EXPERIÊNCIAS DE EDUCACÃO MUSEAL: RELATOS E APORTES TEÓRICOS ENTRE SABERES TRADICIONAIS E CIENTÍFICOS

Maria das Graças da Silva, Maria Terezinha Resende Martins, Rodrigo de Cássio da Silva

Abstract

O artigo discute movimentos político-acadêmicos que articulam saberes tradicionais e científicos em práticas educativas de caráter museal. Com base em abordagem qualitativa e pesquisa documental e bibliográfica, analisa experiências desenvolvidas em espaços formativos não escolares, especialmente em ações de extensão universitária junto a comunidades tradicionais. Destaca-se a atuação do Grupo de Pesquisa em Educação e Meio Ambiente (GRUPEMA), que estabelece conexões com museus formais e iniciativas museais comunitárias. As reflexões propõem novos olhares sobre práticas sociais comunitárias com potencial museológico, evidenciando a interculturalidade como caminho para a humanização e a emancipação cidadã.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v19i32.19381

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DOI: https://dx.doi.org/10.18542

         

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