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CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DECOLONIAIS DO MUSEU SURUPIRA: UMA DISCUSSÃO TEÓRICA A PARTIR DAS PRÁTICAS DA 18ª PRIMAVERA DE MUSEUS EM BUJARU (PA)

Gisele Nascimento Barroso Barroso, Cássio Alexandre Souza dos Santos, Diogo Jorge de Melo, João Colares da Mota Neto

Abstract

Este artigo analisa a participação do Museu Virtual Surrupira de Encantarias Amazônicas na 18ª Primavera de Museus, realizada em Bujaru (PA), à luz da filosofia Ubuntu, da educação libertadora de Paulo Freire e da sociomuseologia. O objetivo é refletir sobre práticas educativas e museológicas decoloniais desenvolvidas por meio da roda de conversa sobre tambores ancestrais e do Círculo de Memória, promovidos no evento. Utilizou-se como método a análise crítica fundamentada nos referenciais de Enrique Dussel e Catherine Walsh, a partir da observação participante e do registro das ações. Os resultados indicam que as atividades proporcionaram espaços de escuta, valorização dos saberes ancestrais e construção coletiva de memória, fortalecendo a identidade local e o desejo por um museu comunitário. Conclui-se que ações como essa contribuem para uma epistemologia decolonial da educação museal, desafiando paradigmas eurocêntricos e promovendo justiça epistemológica e social.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v19i32.18819

Copyright (c) 2025 Gisele Nascimento Barroso Barroso, Cássio Alexandre Souza dos Santos, Diogo Jorge de Melo, João Colares da Mota Neto

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Federal University of Pará - Abaetetuba Campus - EditorAbaete

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ISSN: 1806-0560 e-ISSN: 1982-5374

DOI: https://dx.doi.org/10.18542

         

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