CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DECOLONIAIS DO MUSEU SURUPIRA: UMA DISCUSSÃO TEÓRICA A PARTIR DAS PRÁTICAS DA 18ª PRIMAVERA DE MUSEUS EM BUJARU (PA)
Abstract
Este artigo analisa a participação do Museu Virtual Surrupira de Encantarias Amazônicas na 18ª Primavera de Museus, realizada em Bujaru (PA), à luz da filosofia Ubuntu, da educação libertadora de Paulo Freire e da sociomuseologia. O objetivo é refletir sobre práticas educativas e museológicas decoloniais desenvolvidas por meio da roda de conversa sobre tambores ancestrais e do Círculo de Memória, promovidos no evento. Utilizou-se como método a análise crítica fundamentada nos referenciais de Enrique Dussel e Catherine Walsh, a partir da observação participante e do registro das ações. Os resultados indicam que as atividades proporcionaram espaços de escuta, valorização dos saberes ancestrais e construção coletiva de memória, fortalecendo a identidade local e o desejo por um museu comunitário. Conclui-se que ações como essa contribuem para uma epistemologia decolonial da educação museal, desafiando paradigmas eurocêntricos e promovendo justiça epistemológica e social.
Full Text:
PDF (Português (Brasil))References
DUSSEL, Enrique. Europa, modernidade e eurocentrismo. In: LANDER, Edgardo (Org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e Ciências Sociais. Perspectivas latino-americanas. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: CLACSO, 2005. p. 24-31.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura).
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 71. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2017.
OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de. Resistências decoloniais: o ser e o viver em Enrique Dussel e Paulo Freire. In: CANDAU, Vera Maria (Org.). Pedagogias decoloniais e interculturalidade: insurgências. Rio de Janeiro: Apoena, 2020.
RAMOSE, Mogobe B. A filosofia do Ubuntu e Ubuntu como uma filosofia. In: RAMOSE, Mogobe B. African Philosophy through Ubuntu. Harare: Mond Books, 1999. p.49-66. Tradução para uso didático por Arnaldo Vasconcellos.
TOLENTINO, Átila Bezerra. Museologia social: apontamentos históricos e conceituais. Cadernos de Sociomuseologia, Lisboa, v. 8, p. 21–41, 2016.
WALSH, Catherine. Introducion. (Re) pensamiento crítico y (de) colonialidad. In, Seminário Internacional “Diversidad, Interculturalidad y Construcción de Ciudad. Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional, 17-19 de abril de 2007.
DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v19i32.18819
Copyright (c) 2025 Gisele Nascimento Barroso Barroso, Cássio Alexandre Souza dos Santos, Diogo Jorge de Melo, João Colares da Mota Neto

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Indexing for:
Impact Factor 1.54

Federal University of Pará - Abaetetuba Campus - EditorAbaete
Post-Graduate Program in Cities, Territories, and Identities (PPGCITI)
ISSN: 1806-0560 e-ISSN: 1982-5374
DOI: https://dx.doi.org/10.18542