PLACEMAKING COMO INSTRUMENTO DE ECONOMIA CRIATIVA: ESTUDO DE CASO A PARTIR DO FESTIVAL FOLCLÓRICO DE PARINTINS (AM)
Abstract
O conceito de placemaking, traduzido como ‘construção de lugares’, surge como uma estratégia para criar lugares que promovam a diversidade, inclusão social, resiliência, participação e sustentabilidade, sobretudo por meio da Economia Criativa. O objetivo é evidenciar a aplicação do placemaking como instrumento de fomento à Economia Criativa relacionadas ao Festival Folclórico de Parintins (AM), por meio de um diagnóstico estruturado à luz das ações desenvolvidas pela administração pública local. A pesquisa, cuja essência é qualitativa, foi realizada durante os meses de maio a julho de 2024, em 23 espaços públicos agrupados em 07 complexos turísticos, de acordo com a localização, por meio de observação sistemática e aplicação de um roteiro de diagnóstico de placemaking, e também documentos. Apesar de a administração pública ter implementado iniciativas relevantes, ainda persistem desafios quanto à manutenção contínua dos investimentos para expansão das políticas públicas de placemaking voltadas para a Economia Criativa em Parintins.
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Federal University of Pará - Abaetetuba Campus - EditorAbaete
Post-Graduate Program in Cities, Territories, and Identities (PPGCITI)
ISSN: 1806-0560 e-ISSN: 1982-5374
DOI: https://dx.doi.org/10.18542