ARTE, PATRIMÔNIO, ACONTECIMENTO: FORMAÇÃO E INCIDÊNCIA DOS TERRITÓRIOS DE RESISTÊNCIA EM FEIRA DE SANTANA BAHIA
Abstract
O patrimônio, aqui é abordado enquanto categoria de análise, alinhando informação, percepção e aprendizagem em Feira de Santana BA, tendo por ensejo, os rebatimentos da “Arte Como Território de Resistência: uma perspectiva polilógica” texto em que Dante Galeffi (2017) traça um vigoroso painel reflexivo sobre a materialização nas práticas artísticas, com meandros de subversiva potência no território. Assim a abordagem qualitativa traça um breve panorama sobre efêmeras iniciativas que ocuparam o espaço urbano feirense, conduzidas pelos artistas Maristela Ribeiro e Luciano dos Anjos. Busca-se visualizar nestas dinâmicas, além do caráter de aprendizagem e difusão artística, reflexões sobre a emergência de informações e referenciais periféricos que ampliam repertórios socioeducativos, no que tange a pauta do patrimônio, em seus acontecimentos, expressões contemporâneas e locais.
Full Text:
PDF (Português (Brasil))References
CARDOSO, C.S.; PEDREIRA, R.C.O. Observações e Diálogos sobre Algumas Gestões no Cotidiano: Um enfoque museológico no semiárido baiano. Revista Bahia Análise & Dados SEI (Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia) Salvador, v. 18 n.2 (p. 305-316), jul./set. 2008.
CHAGAS, M. de S. Memoria social em Fragmentos: O poder das encruzilhadas e a Museologia Social em ação. Cadernos SESC de Cidadania. Ano 10, n 13, São Paulo 2019.
GALEFFI, D. A arte como território de resistência: uma perspectiva polilógica. Iberoamérica Social: revista-red de estudios sociales v. VIII, p. 22-25, 2017. Recuperado en https://iberoamericasocial.com/arte-territorio-resistencia-uma-perspectiva-polilogica.
GALEFFI, Dante; MACEDO, Roberto Sidnei; BARBOSA, Joaquim Gonçalves. Criação e devir em formação mais-vida na educação. Salvador: EDUFBA, 2014.
MUÑOZ, Alejandra. O céu aberto, o sertão, a Casa e um ponto de vista. In: Casas do Sertão: Maristela Ribeiro. BNB/BNDES. Salvador, 2014.
SANTOS, Milton. O retorno do territorio. OSAL: Observatorio Social de América Latina, ano 6 n. 16. Buenos Aires: CLACSO, 2005. Disponível em: http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/ar/libros/osal/osal16/D16Santos.pdf
SEI/BA. Info territórios: território de identidade Portal do sertão. Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia. 2016. Disponível em: https://www.sei.ba.gov.br/images/informacoes_por/territorio/indicadores/pdf/reconcavo.pdf. Acesso em: 15 jul. 2024.
VIANA, Joaquim. Fronteiras e singularidades de resistência. Salvador: UrBA 14 UFBA, 2014.
DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v19i32.18035
Copyright (c) 2025 CRISTIANO SILVA CARDOSO

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Indexing for:
Impact Factor 1.54

Federal University of Pará - Abaetetuba Campus - EditorAbaete
Post-Graduate Program in Cities, Territories, and Identities (PPGCITI)
ISSN: 1806-0560 e-ISSN: 1982-5374
DOI: https://dx.doi.org/10.18542