A LITERATURA COMO REGISTRO DO PERÍODO DITATORIAL BRASILEIRO NO CONTO SOBRE A NATUREZA DO HOMEM, DE BERNARDO KUCINSKI
Abstract
Diante de um cenário cruel como foi a ditadura militar de 1964 vivenciada no Brasil e sobre a qual os registros históricos e oficiais são poucos, a literatura pode ser um caminho para ajudar a entender esse momento político do nosso país. A partir disso, o presente trabalho tem como objetivo analisar o conto Sobre a Natureza do Homem (2014), de Bernardo Kucinski, sob a perspectiva do trauma sequencial provocado pela ditatura, com ênfase na personagem Maria Imaculata e como todos esses eventos traumáticos perpassaram suas entranhas e chegaram a se manifestar no seu filho de quatro anos, sendo ele a exemplificação do trauma sequencial, o ponto de análise em nosso estudo. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, fundada no princípio da análise literária, do conto em questão, fazendo um recorte, dentro da narrativa, dos sucessivos acontecimentos traumáticos que culminam no trauma ocasionado pelo período ditatorial vivenciado no Brasil. E para o desenvolvimento de nosso estudo fundamentamos nas reflexões de Figueiredo (2017), Ginzburg (2004), Ricceur (2007) e Seligmann-Silva (2003), entre outros textos que tratam da temática de nossa análise. Como possíveis conclusões ressaltamos que diante desse cenário de sofrimento e traumas ocasionados pela ditadura, a literatura aparece como um caminho possível para iluminar esse período tão nebuloso da história brasileira.
Full Text:
PDF (Português (Brasil))References
FIGUEIREDO, Eurídice. Os arquivos do mal: memória, esquecimento e perdão. In: FIGUEIREDO, Eurídice. A literatura como arquivo da ditadura brasileira. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2017.
GINZBURG, Jaime. Ditadura e estética do trauma: exílio e fantasmagoria. In: O rosto escuro de Narciso: ensaios sobre literatura e melancologia. Tradução. João Pessoa: Ideia, 2004.
KUCINSKI, Bernardo et al. Sobre a natureza do homem. In: KUCINSKI, Bernardo. Você vai voltar pra mim e outros contos. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
RICCEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas: Unicamp, 2007. 523 p. Tradução: Alain François [et al.].
SELIGMANN-SILVA, Márcio. Apresentação da Questão: a literatura do trauma. In: SELIGMANN-SILVA, Márcio (org.). História, Memória, Literatura. 4. ed. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2003.
DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v18i31.16530
Copyright (c) 2025 Elis Regina Guedes de Souza, Kaio César Pinheiro da Silva

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Indexing for:
Impact Factor 1.54

Federal University of Pará - Abaetetuba Campus - EditorAbaete
Post-Graduate Program in Cities, Territories, and Identities (PPGCITI)
ISSN: 1806-0560 e-ISSN: 1982-5374
DOI: https://dx.doi.org/10.18542