Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 18, n. 41 (2022)

Análise de conteúdo de livros didáticos do PNLD 2020 sobre Educação Ambiental

Pabllo Rômullo Gonçalves de Sousa, Lidianne Salvatierra

Resumo


A Educação Ambiental é o processo responsável por formar indivíduos que se preocupam com a natureza e com o desenvolvimento sustentável das futuras gerações. Isso posto, a escola tem importante função no fomento à consciência ambiental dos alunos. Assim, o presente trabalho qualitativo utilizou o método de pesquisa bibliográfica e da Análise de de Bardin para avaliar sete dos doze livros discriminados no PNLD 2020 com relação às temáticas da Educação Ambiental abordadas no nono ano do Ensino Fundamental. A análise dos livros de Ciências verificou que o conteúdo de Educação Ambiental é ainda apresentado de forma fragmentado e muitas vezes incipiente. Com base nos dados obtidos, discute-se a necessidade do tema ser tratado nos livros didáticos como um conteúdo transversal organizado didaticamente integrando diferentes assuntos, com enfoque maior para uma abordagem prática da Educação Ambiental.