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Ensino de Pais via Telessaúde para a Implementação de Procedimentos Baseados em ABA: Uma Revisão de Literatura e Recomendações em Tempos de COVID-19

Anne Caroline da Costa Carneiro, Isabella Marino Brassolatti, Luyse França Silva Nunes, Fernanda Câmara Alves Damasceno, Mariéle Diniz Cortez

Resumo

Por ocasião da pandemia de COVID-19, muitos profissionais precisaram adaptar seus atendimentos a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) para a via remota (telessaúde), além de inserir os pais na terapia. A presente revisão de literatura fornece (1) uma síntese atualizada das pesquisas empíricas sobre ensino de pais, via telessaúde, para implementação de procedimentos baseados em ABA e (2) uma análise detalhada das características das famílias. Primeiramente, foi realizada uma análise dos artigos incluídos em uma revisão sistemática da literatura sobre telessaúde publicada em 2020 para identificar os estudos que tiveram como participantes apenas pais/mães e seus respectivos filhos (n=17).  Em seguida, foi realizada uma busca sistemática em quatro bases de dados de artigos sobre ensino de pais via telessaúde (abril de 2019 a abril de 2020) para atualizar a revisão de literatura sobre a temática (n=6). Os resultados apontaram que a modalidade de telessaúde tem se mostrado uma alternativa viável e efetiva, a um custo reduzido. No entanto, observa-se escassez de informações relativas às características dos participantes. Com base nos resultados e nas informações apresentadas nos artigos analisados, foram elaboradas recomendações que poderão ser úteis na implementação de procedimentos baseados em ABA via telessaúde, durante e após a pandemia de COVID-19.

Palavras-chave: telessaúde; ensino de pais; ABA; revisão de literatura; autismo.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rebac.v16i2.9608

Revista Brasileira de Análise do Comportamento/ Brazilian Journal of Behavior Analysis
ISSN 1807-8338 Versão Impressa / 2526-6551 Versão Eletrônica