Ensino Remoto de Treino de Comunicação Funcional para Pais de Crianças Autistas
Resumo
Cerca de um terço das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) são não-vocais ou minimamente vocais. Os déficits na comunicação social que envolvem comportamentos vocais e não vocais podem estar relacionados à emergência de comportamentos interferentes. É preciso avaliar a função de tais comportamentos e implementar ensino de comunicação como prioridade. Um procedimento que tem sido utilizado para ensino de comunicação é o Treino de Comunicação Funcional (FCT). Neste trabalho foi avaliado o efeito da videomodelação instrucional com feedback descritivo por ensino remoto sobre a implementação de FCT por pais de crianças com TEA cujos comportamentos interferentes tinham função de fuga, através de um delineamento de linha de base múltipla não concorrente. A pesquisa foi realizada com três pares de pais de crianças com TEA, dentre estes três participantes passaram pelo treino e seus cônjuges serviram apenas como confederados. A cada sessão havia cinco tentativas nas quais eram apresentados os videomodelos, seguidos de role play e feedback descritivo. Todos os participantes aprenderam os passos do FCT e o mantiveram no follow-up. Houve poucos erros ao longo da implementação do procedimento. Apesar de não medido diretamente, houve a aplicação do FCT pelos pais com suas crianças e relato de melhora nos comportamentos interferentes. É possível considerar esse procedimento como estratégia social e de intervenção para a realidade do Brasil e, possivelmente, outros países, buscando garantir que uma maior parcela da população autista possa ter acesso a um tratamento.
Palavras-chave: análise do comportamento, treino de comunicação funcional, pessoas com transtorno do espectro autista, comportamentos interferentes, fuga.
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18542/rebac.v21i2.19779
