Cabeçalho da página

Os Efeitos do Risco de Uma Gravidez ou de uma Infecção Sexualmente Transmissível Sobre a Impulsividade e Demanda para Comportamentos Sexuais de Risco

Pedro Henrique Meneses do Nascimento, Eduardo Walcacer Viégas

Resumo

Foi investigado o desconto pelo atraso e a demanda operante em práticas sexuais de risco, em uma condição de risco de contrair uma infecção sexualmente transmissível ou de ter uma gravidez indesejada. O estudo buscou identificar se a apresentação de um relato hipotético de caráter negativo, feito por um amigo, e o grau de atratividade da parceira sexual influenciariam as escolhas hipotéticas no uso de preservativos. Participaram da pesquisa dez estudantes universitários. Utilizou-se um delineamento intrassujeito com duas condições experimentais (IST e gravidez) em que os participantes foram expostos a tarefas para avaliar o desconto pelo atraso (i.e., probabilidade de esperar pelo preservativo em diferentes prazos)e a demanda operante (i.e., probabilidade de comprar o preservativo em diferentes preços) em um cenário de comportamento sexual de risco. Em cada condição, os participantes responderam às tarefas em um cenário neutro e negativo para níveis de atração sexual alto e baixo. Os resultados mostraram: (1) menor impulsividade nos Cenários Negativos do que nos Cenários Neutros nas Condições; (2) maior impulsividade na Condição Gravidez do que na Condição IST para baixa atratividade; (3) o grau de atração afetou a impulsividade apenas na condição IST;(4) no Cenário Neutro, houve uma redução mais rápida no consumo na Condição IST do que Gravidez;(5) o tipo de cenário produziu efeitos opostos na redução no consumo nas diferentes condições, e, (6) houve uma maior redução no consumo para parceiras mais atraentes apenas na Condição IST.A pesquisa é relevante da perspectiva de políticas públicas para reduzir comportamentos sexuais de risco.

Palavras-chave: desconto pelo atraso; demanda operante; uso de preservativos; infecção sexualmente transmissível; gravidez indesejada.



Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rebac.v21i2.19777

Revista Brasileira de Análise do Comportamento/ Brazilian Journal of Behavior Analysis
ISSN 1807-8338 Versão Impressa / 2526-6551 Versão Eletrônica