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“Por que somos behavioristas radicais?”: Estudo Honorífico da Genealogia Acadêmica de Téia Sério

Guilherme Xavier Souza, Luiz Felipe Monteiro da Cruz

Resumo

No presente estudo buscou-se aplicar técnicas de Genealogia Acadêmica para analisar a linhagem acadêmica de Tereza Maria de Azevedo Pires Sério na graduação e na pós- graduação, identificando seu impacto na comunidade científica e evidenciando sua relevância na formação de analistas do comportamento no Brasil. Os dados, coletados na Plataforma Acácia e na Plataforma Lattes, foram visualizados na forma de grafo de genealogia acadêmica e de gráfico de frequência acumulada, permitindo a análise da díade orientador- orientado e da aceleração de cada tipo de orientação primária no decorrer dos anos. Sua linhagem acadêmica se propaga até 2024, com 77 descendentes diretos e 49 indiretos. Apesar da aceleração de orientações de Dissertações de Mestrado a partir de 2001, coincidindo historicamente com a criação do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento da PUC-SP, as orientações de Iniciações Científicas se fazem presentes até 2008, evidenciando a importância que conferia à pesquisa na graduação. A análise das temáticas de pesquisa orientadas revelou que seu trabalho também influenciou paradigmaticamente o escopo de estudo e de atuação da Análise do Comportamento no Brasil. Espera-se que o presente estudo tenha contribuído para a valorização do legado da personagem e do estudo da memória científica.

Palavras-chave: Genealogia Acadêmica, Plataforma Acácia, Plataforma Lattes.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rebac.v21i2.19775

Revista Brasileira de Análise do Comportamento/ Brazilian Journal of Behavior Analysis
ISSN 1807-8338 Versão Impressa / 2526-6551 Versão Eletrônica