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Ambientes Nutridores: Uma Estratégia para Promover uma Cultura da Prevenção na Primeira Infância

Thiago W Calegari, Diego Zilio

Resumo

Problemas emocionais e de conduta (PECs) podem ser prevenidos a partir de um arcabouço teórico e aplicado que auxilie a organizar ações preventivas dentro de uma abordagem desenvolvimental, que se inicia já na primeira infância. Prevenir PECs é um tema de interesse para analistas do comportamento, e esse interesse pode ser maximizado pela disposição crescente entre esses pesquisadores de contribuir para mudanças em práticas culturais. O objetivo deste estudo é apresentar uma síntese da estratégia de ambientes nutridores à comunidade brasileira de analistas do comportamento, que sirva como diretriz para a construção de uma “cultura da prevenção” no país. Seis publicações de Biglan e colaboradores foram lidas integralmente e identificamos, em uma tabela, as seções/capítulos nos quais os componentes da estratégia de ambientes nutridores são descritos. Em seguida, identificamos cada componente a partir dos subtítulos dessas seções/capítulos e construímos outra tabela, sumarizando os componentes na forma de itens ordenados numericamente. Por fim, reagrupamos esses itens em sete componentes que, para nós, representam a síntese da estratégia de ambientes nutridores. Na discussão, mencionamos a importância de analistas do comportamento dedicarem esforços em pesquisas na área da prevenção e interlocução com o campo da saúde pública. Também apresentamos dois exemplos de intervenção para ilustrar a utilidade da síntese produzida à organização de projetos de prevenção intersetoriais.

Palavras-chave: Ambientes Nutridores; Cultura da Prevenção; Primeira Infância; Políticas Públicas; Análise do Comportamento Aplicada.



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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rebac.v21i1.19093

Revista Brasileira de Análise do Comportamento/ Brazilian Journal of Behavior Analysis
ISSN 1807-8338 Versão Impressa / 2526-6551 Versão Eletrônica