Cabeçalho da página

Algumas dimensões atuais da análise do comportamento aplicada

Donald M. Baer, Montrose M. Wolf, Todd R. Risley

Resumo

A análise do comportamento individual tem sido sistematicamente estudada e praticada em vários contextos, ao longo de muitos anos. Essa análise resultou em descrições de princípios comportamentais que têm sido aplicados a problemas de comportamento socialmente relevantes nos últimos anos. As pesquisas de análise do comportamento aplicada – direcionadas a investigar as variáveis que podem ser efetivas para melhorar o comportamento sob estudo – possuem características que as distinguem das tradicionais pesquisas da análise do comportamento não aplicadas, conduzidas em laboratório. O estudo precisa ser aplicado, evidenciando a importância do comportamento alterado, comportamental, apresentando medidas diretas e quantitativas do comportamento alterado, e analítico, identificando com clareza o que foi responsável pela mudança. Além disso, o estudo deveria ser tecnológico, descrevendo precisamente todos os procedimentos que contribuíram para a mudança, conceitualmente sistemático, relacionando os procedimentos empregados e os resultados identificados com os processos comportamentais básicos, e efetivo, produzindo mudanças suficientemente relevantes, e deveria demonstrar alguma generalidade, planejando e avaliando a extensão dos efeitos da aplicação ao longo do tempo, para outras situações e para outros comportamentos.

Palavras-chave: análise do comportamento aplicada, delineamentos experimentais, metodologia, pesquisa aplicada, tecnologia comportamental.

 

 

Nota: Referência do texto original, cuja permissão de tradução foi garantida pela editora Wiley: Baer, D. M., Wolf, M. M. & Risley, T. R. (1968). Some current dimensions of applied behavior analysis. Journal of Applied Behavior Analysis, 1(1), 91-97. Resumo e abstract foram elaborados a partir dos principais aspectos do texto; a publicação original não incluía resumo. https://doi.org/10.1901/jaba.1968.1-91.

TradutoresJoão Eduardo Cattani Vilares eMarcos Spector Azoubel.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rebac.v19i1.14944

Revista Brasileira de Análise do Comportamento/ Brazilian Journal of Behavior Analysis
ISSN 1807-8338 Versão Impressa / 2526-6551 Versão Eletrônica