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A contribuição da Psicologia à Educação

Edward L. Thorndike

Resumo

Trata-se do artigo inaugural do The Journal of Educational Psychology, escrito pelo seu fundador. Um periódico dos mais importantes na área, publicado regularmente até os dias de hoje, cujo primeiro número veio a público em 1910. A Psicologia era uma ciência ainda muito jovem, com pouco mais de 30 anos. Não obstante, E. L. Thorndike – um dos principais precursores do Behaviorismo – apresenta ideias avançadas e frutíferas sobre ela e, particularmente, sobre sua relação com a Educação. A propósito, o autor se destaca pelo seu trânsito entre a pesquisa experimental e a aplicação do conhecimento assim produzido a questões de natureza pedagógica. Essencialmente, sua proposta é pelo emprego do método científico como meio para a definição e o alcance efetivo dos objetivos da Educação. Mas não só o trabalho do psicólogo é entendido como fundamental para a teoria e a prática educacionais, como o trabalho do educador o é para a Psicologia, sendo a escola um grande laboratório. Essa visão fluida e dinâmica, não estanque ou compartimentada, também orienta a compreensão de Thorndike sobre a relação entre o corporal e o espiritual, o inato e o aprendido. Métodos de ensino deveriam ter sua eficácia definida por meio da metodologia científica, com controle rigoroso de variáveis. Instrumentos de mensuração deveriam ser empregados para se avaliar o alcance de metas educacionais. Finalmente, embora o texto seja fruto de sua própria época, ele apresenta uma visão lúcida de futuro, com pontos atuais e outros talvez ainda a serem alcançados.

Palavras-chave: Psicologia, Educação, Edward L. Thorndike.

 

 

Nota: Artigo originalmente publicado em inglês como: Thorndike, E. L. (1910) The Contribution of Psychology to Education. The Journal of Educational Psychology, 1, 5-12. Traduzido por Paulo Sérgio Teixeira do Prado.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rebac.v19i1.14943

Revista Brasileira de Análise do Comportamento/ Brazilian Journal of Behavior Analysis
ISSN 1807-8338 Versão Impressa / 2526-6551 Versão Eletrônica