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Quarenta anos depois: O Sistema Personalizado de Ensino de volta a Brasília

Márcio Borges Moreira

Resumo

O Sistema Personalizado de Ensino (PSI) é uma metodologia de ensino alicerçada em princípios e procedimentos analítico-comportamentais e possui vasta evidência científica de sua eficácia. As principais características de um curso nos moldes do PSI são: (1) a possibilidade do aluno avançar no seu próprio ritmo, que permite que um aluno avance pelo curso a uma velocidade compatível com sua habilidade e outras demandas de seu tempo; (2) o requisito de domínio de cada unidade de ensino para avanço no curso, que permite ao aluno avançar para um novo material somente após demonstrar domínio do anterior. (3) o uso de palestras e demonstrações como formas de motivar os alunos, ao invés de fontes de informação crítica; (4) a ênfase relacionada à palavra escrita na comunicação professor-aluno; e (5) o uso de tutores e/ou monitores, que permite testes repetidos, avaliação e feedback imediatos para os comportamentos dos alunos. O Professor João Claudio Todorov, em 1963, foi tutor em uma disciplina ministrada nos moldes do PSI na Universidade de Brasília. Décadas depois, na função de coordenador de um curso de Psicologia em uma instituição de ensino superior privada em Brasília, Todorov coordenou a implantação do PSI em cinco disciplinas do curso. Neste texto, contamos um pouco desta experiência.

Palavras-chave: Sistema Personalizado de Ensino; instituição de ensino superior; curso de Psicologia.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rebac.v18i1.12696

Revista Brasileira de Análise do Comportamento/ Brazilian Journal of Behavior Analysis
ISSN 1807-8338 Versão Impressa / 2526-6551 Versão Eletrônica