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Pareamento estímulo-estímulo com crianças com Transtorno do Espectro Autista: efeitos do intervalo entre tentativas

Luiz Alexandre Barbosa de Freitas

Resumo

O pareamento estímulo-estímulo (SSP) é um procedimento que vem sendo investigado por produzir vocalizações novas em crianças com Transtorno de Espectro Autista (TEA). Os processos comportamentais envolvidos ainda não são bem conhecidos e sua eficácia é variada entre estudos. Características das crianças e variáveis do procedimento são fatores possíveis para explicar essa variação. No presente estudo foram investigados (a) os efeitos do intervalo entre tentativas (ITI) de pareamento sobre a frequência de respostas-alvo, (b) a correlação entre a frequência de respostas e a idade e (c) entre a frequência de respostas e o repertório comportamental. Participaram 8 crianças com TEA, entre 2,2 e 7,3 anos. Dois sons-alvo foram selecionados por participante a partir de variações de vocalizações existentes. Foram conduzidas 10 sessões de pareamento com sons-alvo que eram apresentados com ITI longo ou curto desde o último pareamento e seguidos por estímulos preferidos da criança. Sete de oito crianças emitiram respostas-alvo em pelo menos uma sessão de pareamento e três crianças em três ou mais sessões. Não houve diferença na taxa média de respostas-alvo entre os ITIs. Não foram encontradas correlações significativas entre a frequência de respostas e a idade dos participantes ou com o repertório comportamental. A ausência de correlação entre o ITI e a eficiência do SSP replica um estudo anterior com humanos, mas contrasta com a pesquisa animal usando procedimentos análogos. A ausência de correlação entre as habilidades gerais e de linguagem dos participantes e a eficiência do SSP também contrasta com os resultados de um estudo anterior.

Palavras-chave: pareamento, condicionamento respondente, vocalização, autismo.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rebac.v17i2.11692

Revista Brasileira de Análise do Comportamento/ Brazilian Journal of Behavior Analysis
ISSN 1807-8338 Versão Impressa / 2526-6551 Versão Eletrônica