Cabeçalho da página

A Construção Imagética Brasileira: o Anjo da História e a ressignificação do olhar estrangeiro no Brasil

Daniele Cristina Liberato de Oliveira, Giselle Liberato Caetano de Souza

Resumo

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar Anjo da História, de Herbert de Paz, considerando elementos estéticos e as possibilidades de relação com uma produção cultural brasileira, ressignificada ao longo do tempo. A obra foi exposta na galeria do Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica, pela exposição formAÇÃO 2016. Herbert de Paz é de origem de El Salvador e constrói sua obra dialogando a forma como ele começa a compreender a história brasileira e os conflitos contemporâneos por ele vivenciados, sendo, portanto, um olhar do estrangeiro para o Brasil. Neste sentido, este presente trabalho relaciona elementos da obra com possíveis interpretações de construção de memória coletiva, da história brasileira e da reprodutibilidade imagética como forma de pertencimento e reconhecimento da cultura de um povo.

Abstract

The aim of this work is to analyze Angel of History, by Herbert de Paz, considering aesthetic elements and the possibilities of relationship with a Brazilian cultural production, resignificance over time. The work was exhibited in the gallery of the Municipal Arts Center Hélio Oiticica, through the exhibition formACTION 2016. Herbert de Paz is from El Salvador and builds his work by dialoguing the way he begins to understand Brazilian history and the contemporary conflicts he experienced , therefore, being a look from abroad to Brazil. In this sense, this present work relates elements of the work with possible interpretations of building collective memory, Brazilian history and imagery reproducibility as a way of belonging and recognizing the culture of a people.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/arteriais.v5i9.9817