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A gambiarra e o alegórico no cinema contemporâneo brasileiro

Iomana Rocha

Resumo

Resumo

A partir da observação de aspectos estéticos presentes em uma certa produção contemporânea do cinema brasileiro, mais especificamente enfocando a construção imagética desenvolvida pela direção de arte e seus elementos, aponta-se para uma interessante recorrência da utilização consciente de elementos e recursos “gambiarrísticos” pela direção de arte na construção visual dos mesmos. Para apresentar mais detalhadamente observamos o filme Branco sai, preto fica, apontando para a utilização da gambiarra como um potente discurso estético, alegórico e politico.

Abstract

From the observation of the aesthetic aspects present in a certain contemporary Brazilian cinema, more specifically focusing on the image construction developed by the art department and its elements, we point to an interesting recurrence of the conscious use of “gambiarristic” elements and resources by the Art direction in the visual construction of them. To present more in detail we observe the film Branco sai, preto fica, pointing to the use of gambiarra as a powerful aesthetic, allegorical and political speech.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/arteriais.v3i4.4864