Cabeçalho da página

“EU PRECISO POR O CORPO NA RUA”: ARTE, MEDO E DISPUTA NAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DE 2018 EM BELÉM (PA)

Inácio dos Santos Saldanha

Resumo

Resumo

Este artigo tem como objetivo de analisar os processos políticos e históricos acionados pelo movimento artístico das drags themônias, através de uma observação participante da quarta NoiteSuja de Bolsa, festa realizada na sede do Grupo de Mulheres Prostitutas do Pará (GEMPAC) durante período eleitoral de 2018. O evento dividiu os espaços da cidade de Belém com a Festa da Chiquita e o Círio de Nazaré, expressando disputas e conexões políticas relacionadas ao medo e à ocupação dos espaços públicos por pessoas LGBTI+, particularmente com a eleição iminente de Jair Messias Bolsonaro para a presidência do Brasil. Aproximo o conceito desenvolvido pelas themônias de megazord com o de multidões queer de Paul Preciado, de forma a iluminar a relação ainda pouco estudada em sua literatura das artistas com o seu público.

Abstract

This article aims to analyze the political and historical processes mobilized by the artistic movement of the drag themônias, through a participant observation of the fourth NoiteSuja de Bolsa party, that happened that in the headquarter of GEMPAC (Prostitute Women Group of Pará) during the election period in October 2018. The event shared the spaces of Belém with Festa da Chiquita and Círio de Nazaré, expressing the political disputes and connections related to fear and public spaces occupation by LGBTI+ people, particularly with the imminent election of Jair Messias Bolsonaro as President of Brazil. I relate the megazord concept developed by the themônias to queer multitudes concept by Paul Preciado, to illuminate the still poorly studied in their literature relation between the artists and their audience.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/arteriais.v0i12.12686