Cabeçalho da página

A PRODUÇÃO AUDIOVISUAL DE NÃO-FICÇÃO RONDONIENSE: UMA ANÁLISE DO DOCUMENTÁRIO OS REQUEIROS (LÍDIO SOHN E PILAR DE ZAYAS BERNANOS, 1998)

Juliano José de Araújo, Wesley Tavares Martins

Resumo

Resumo

Este artigo estuda o documentário Os requeiros (1998), do casal de documentaristas e videoartistas Lídio Sohn e Pilar de Zayas Bernanos. Tendo como método a análise fílmica, o trabalho discute as condições em que o documentário foi produzido, as escolhas estéticas dos cineastas e evidencia a representação fílmica da história do garimpo de Bom Futuro, em Ariquemes, interior de Rondônia. A análise revelou os procedimentos estilísticos empregados, como o comentário em voz over subjetivo, o número significativo de entrevistas e depoimentos, o uso de imagens de arquivo, além da elaborada montagem de imagens e sons. Mostrando as histórias de vidas dos garimpeiros, o documentário revela uma outra versão dos fatos, bem diferente da veiculada pela grande mídia. Por fim, em relação às condições de realização, destaca-se a importância do apoio recebido do prêmio de incentivo de vídeo para roteiros da Fundação Cultural e Turística do Estado de Rondônia.

Abstract

This article studies the documentary Os requeiros (1998), by the couple of documentarian and video artists Lídio Sohn and Pilar de Zayas Bernanos. By adopting the filmic analyses as method, the paper discusses the conditions in which the documentary was produced, the filmmakers’ aesthetic choices, and evidences the filmic representation of the history of the Bom Futuro mine, in Ariquemes, interior of Rondônia. The analyses has revealed the stylistic process employed by the filmmakers, such as the subjective voice over commentary, the expressive number of interviews and testimonies, the employment of archival images, beyond the elaborated image and sound montage. By showing the miners’ lives histories, the documentary reveals another version of the facts, quite different from the one shown by the mass media. Finally, regarding the conditions of production, it’s important to stress the support of the video incentive prize for scripts conceded by the Cultural and Touristic Foundation of Rondônia.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/arteriais.v0i12.12681