Cabeçalho da página

Intervenções artísticas em Belém: entre monumentos e outras possibilidades de expressão na rua

Ubiraélcio Malheiros

Resumo

Resumo

Esse trabalho é resultado das investigações do Projeto de Pesquisa: Esculturas permanentes, instalações efêmeras e intervenções: tipologias e relações da arte pública no espaço urbano de Belém, desenvolvido no Instituto de Ciências da Arte da Universidade Federal do Pará. Tem como objetivo contribuir para a percepção da Arte Pública da Amazônia Urbana, por meio de estudos das manifestações artísticas que considerem tanto a estetização institucionalizada quanto as estratégias espontâneas de intervenção visual na paisagem urbana. Apresenta contrastes entre monumentos tradicionais e intervenções artísticas aparentes nos meios e linguagens expressivas, que vão do grafite, dos stickers, do stencil e do teatro de rua a projeções de imagens na estrutura urbana, como o vídeo mapping. Nesta perspectiva, este trabalho, faz uma reavaliação histórico-crítica da relação entre arte e cidade, e por extensão do processo de transformação da prática da arte no contexto urbano do século XXI, na obra de artistas individuais e coletivos - de Eder Oliveira, Roberta Carvalho, Lucia Gomes, Daniel Ops, do Coletivo Conexão Rodovia Crew e Aníbal Pacha, do coletivo Animadores de Caixa. Essas visualidades efêmeras nem sempre coexistem em um mesmo tempo e espaço com os monumentos, entretanto trazem novas falas para arte pública e para o espaço urbano de Belém.

Abstract

This paper is a result of the researches from the Project: “Permanent Sculptures, ephemeral instalations and interventions: typologies and relations of the public art on the urban space of Belém”, carried out at the Institute of Art Science of the Federal University of Pará. It aims to contribute to the perception of the Public Art in Urban Amazon, from studies of the artistic manifestations that consider as much the institutionalized aestheticization, as the spontaneous strategies of visual intervention on the urban landscape. It presentes contrasts between traditional monuments and apparent artistic interventions in the means and expressive languages, that goes from grafitti, stickers, stencil and street theater, to image projections on the urban structures, such as videomapping. Under this perspective, this work makes a historycal-critical re-evaluation of the relation between art and city, and, by extension, the process of transformation of the art practices in the urban context in 21st Century, the work of individual and collective artists – like Eder Oliveira, Roberta Carvalho, Lucia Gomes, Daniel Ops, from Coletivo Conexão Rodovia Crew, and Aníbal Pacha, from the collective Animadores de Caixa. These ephemeral visualities not everytime coexist in the same time and space with the monuments, however they bring new voices to the public art and the urban space in Belém.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/arteriais.v6i11.11025