Cabeçalho da página

Livro de Artista: Processo de Criação em Performance e Poéticas Visuais em uma Escola Amapaense

Maria Pinho Gemaque

Resumo

Resumo

A lógica da pesquisa desenvolvida intercambia vivências dentro do espaço escolar nas aulas de arte com processos de criação, intervenção artística/educativa desenvolvidas na Escola Estadual Raimunda Virgolino, Macapá/AP/Brasil. Trata-se de um trabalho coletivo que envolveu estudantes do Ensino Médio, professoras de Arte e artistas amapaenses. Procurou compreender os enlaces dos processos de criação em arte por meio de ações em performances de alunos e professores. O estudo possui caráter qualitativo por entender as relações entre os indivíduos, e, por isso, de intenção etnográfica, inspirado pela metodologia a/r/tográfica. Esse processo metodológico engendra saberes entre a atividade do professor/artista que investiga e constrói significados sobre a sua prática a partir de experiências artísticas e educativas. Foi produzido um material que se atem a desvelar o processo de criação imerso na pesquisa: um livro de artista contendo quatro conversas interativas, um CD do filme “Viagens Poéticas” e imagens dos processos que se desaguam em mesas de cafés, encontro com teóricos e com as cidades que estão atravessadas nestas conversas pesquisantes. Os fins – e – afins inacabados da investigação consiste em aproximação e diálogos horizontalizados entre alunos e professor, diluir fronteiras entre saberes e fazeres do conhecimento em educação em arte, apropriações percepções artísticas e estéticas em torno da vida dentro do ambiente escolar.

Abstract

The logic of the research that was developed exchanges with the experiences within the space of coexistence in the art classes with processes of creation, artistic / educational intervention developed in the State School Raimunda Virgolino, Macapá / AP / Brazil. It is a collective work that involved high school students, art teachers and amapaenses artists. It sought to understand the links of the processes of creation in art through actions in performances of students and teachers. The study has a qualitative character because it understands the relations between individuals, and therefore of ethnographic intention, inspired by the a / r / tographic methodology. This methodological process generates knowledge between the activity of the teacher / artist who investigates and constructs meanings about his practice based on artistic and educational experiences. A material was produced which began to reveal the process of creation immersed in research: an artist’s book containing four interactive talks, a CD of the movie “Poetic Travels” and images of the processes that pour into coffee tables, meeting with theorists and with the cities that are going through these research conversations. The unfinished ends and ends of the research consist of horizontal approximation and dialogues between the students and their teacher, diluting boundaries between knowledge and actions knowledge in art education, appropriation of artistic and aesthetic perceptions around life within of the school environment.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/arteriais.v6i10.10576