Cabeçalho da página

Turismo de base comunitária na Ilha de Caratateua-PA: estratégia de valorização da(s) cultura(s) e memória(s) locais (Paper 566)

Mariane dos Santos Vieira, Monique Medeiros, Myriam Cyntia Cesar de Oliveira, Ágila Flaviana Alves Chaves Rodrigues

Resumo

A Ilha de Caratateua (PA), localizada na região insular do município de Belém, apresenta uma economia majoritariamente baseada em pequenos e médios comércios, em sua maioria informais. Dentre as atividades socioprodutivas locais, o turismo passou a ganhar destaque impulsionado pelo projeto “Roteiro de Memória”, desenvolvido pelo Ecomuseu, entre os anos de 2017 e 2020. Com a atenção direcionada a esse contexto, o presente artigo tem como objetivo analisar as irradiações socioprodutivas e organizacionais do referido projeto. A metodologia contou com levantamento bibliográfico, documental, bem como entrevistas semiestruturadas direcionadas a sete famílias que fizeram parte do roteiro. Os principais resultados demonstram que a Ilha de Caratateua detém um rico potencial de bens naturais, culturais e manifestações de fé. Em contrapartida, muitos são os desafios para a consolidação do turismo de base comunitária, haja vista que os comunitários sofrem com a descontinuidade dos projetos, com a precariedade dos transportes, incentivos sociais e econômicos, além da falta de uma articulação local como a encontrada em organizações do associativismo ou do cooperativismo, permitindo assim que possam ter o maior domínio sobre o desenvolvimento da oferta turística.

Palavras-chave: Turismo de base comunitária. Região insular de Belém. Ilha de Caratateua (Belém, PA). Ecomuseu da Amazônia. Inclusão social.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/papersnaea.v1i1.15991

Apontamentos

  • Não há apontamentos.