MOVIMENTO SOCIAL E CIDADANIA: A ORGANIZAÇÃO DOS ATINGIDOS POR BARRAGEM NO LAGO DE TUCURUÍ-PA
Resumo
Este estudo tem como propósito analisar a postura dos movimentos sociais na conjuntura atual, tanto nacional quanto global. O enfoque principal está na análise das perspectivas que se opõem às políticas de desenvolvimento e como elas buscam alcançar seus objetivos. Optamos por traçar um panorama histórico da questão, especialmente relacionado à geração de energia por meio da construção de hidrelétricas. Nosso objetivo é investigar a trajetória percebida pelo MAB como um movimento popular, examinando sua autonomia organizacional em nível local (Região do Entorno do Lago de Tucuruí) em comparação com sua estrutura nacional. Foram identificados os fatores que levam os afetados a se mobilizarem em prol de seus direitos, sem distinção de fronteiras nacionais, raça, gênero, religião ou filiação política, que possam influenciar o movimento. Também examinamos o confronto na definição de posturas que orientam as responsabilidades dos diversos atores sociais e suas interações institucionais, bem como a situação geral da sociedade.
Palavras-chave
Direitos. Movimento social. Amazônia.
Texto completo:
PDFReferências
ARAUJO, Aline Reis de Oliveira. Os territórios protegidos e a Eletronorte na área de influência da UHE de Tucuruí PA. Dissertação de mestrado. Pós-graduação em geografia, Belém, 2009.
BOBBIO, Norberto, 1909- A era dos direitos / Norberto Bobbio; tradução Carlos Nelson Coutinho; apresentação de Celso Lafer. — Nova ed. — Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.
BRASIL, Constituição da República Federativa do Brasil. 1988.
FILHO, João Carlos Meirelles. O livro de ouro da Amazônia. Rio de Janeiro – 5º edição: Ediouro, 2006.
GRZYBOWSKI, C. Caminhos e descaminhos dos movimentos sociais no campo. 2.ed. Petrópolis: Vozes, 1990. p.90.
LOCATELLI, C; ROCHA, H.J. Influência e efetividade do empreendedor e do MAB sobre as decisões de remanejamento pelos atingidos por hidrelétricas. In: Democracia Local, Capital Social e Qualidade de Vida: O Caso dos Atingidos por Barragens no Brasil - BAQUERO, M; PASE, H (Org.) - Editora da UFRGS, 2013.
MOVIMENTO DOS ATINGIDOS POR BARRAGENS – MAB. 2013. Disponível em: http://www.mabnacional.org.br.
Movimento dos Atingidos por Barragens. Curso de Formação de Militantes. MAB: Uma História de Lutas. Desafios e Conquistas. Caderno nº 7. SANTOS, Milton. Técnica, espaço, tempo: globalização e meio técnico científico informacional. São Paulo: Hucitec, 1994a.
NASCIMENTO, A. C.; ALVES, S. A.; MESQUITA, H. A.; MENDONÇA, M. R.; AVELAR, G. A. Do Global ao Local a Luta se Faz: A Territorialização do Movimento dos Atingidos por Barragens no Vale do Atingidos por Barragens no Vale do Rio São Marcos. Pegada. vol. 4 n. 2. São Paulo. 2003.
ROCHA, Gilberto Miranda. Cidade empresa na Amazônia: Gestão do território e desenvolvimento local em Belém: Paka-tatu 2002.
MONTEIRO, Odercio. Representante do MAB em Tucuruí: depoimento [maio, 2024]. Entrevistadora: Miranda, Iglese. Tucuruí – PA, 2024.
SILVA, Valéria Getulio B. O movimento nacional de direitos humanos e a questão da violência institucional. Dissertação de mestrado. Universidade Nacion
DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v13i1.17645
Apontamentos
- Não há apontamentos.











