Nova Revista Amazônica

DIÁLOGOS ENTRE HISTÓRIA CULTURAL E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS

Cristina Félix de Araújo, Clarice Nascimento de Melo

Resumo

Neste texto buscou-se refletir sobre os pontos de convergência entre a História cultural e a História da Educação refletindo sobre a História Cultural da Educação como um campo de estudo que busca compreender reflexos e influências nas mudanças sociais, econômicas, políticas e culturais ao longo da história. Há concordância entre os autores das leituras de que a aproximação entre esses dois tipos de histórias consiste na utilização dos conceitos, procedimentos metodológicos, referenciais teóricos e nas multiplicidades de objetos da investigação. Concluímos que a História Cultural da Educação foca nos aspectos subjetivos da experiência educativa, como identidade, representações de conhecimento e o papel das emoções. E ao integrar diversas áreas do saber, oferece uma visão interdisciplinar, reconhecendo que a educação ultrapassa ao ambiente escolar enquanto espaço físico e por isso está intimamente ligada à cultura e ao cotidiano social.

 

 


Palavras-chave

Palavras chave: História Cultural. História da educação. Educação. Amazônia.


Texto completo:

PDF

Referências


BARROS, José de Assunção. História Cultural um panorama teórico e historiográfico. Textos de História, vol. 11, ne l/2,2003.

BENTO, M. A. da S. et al. A Educação na Região Norte. Amazônica Revista de Antropologia. V. 15. N. 2, 2023.

CARDOSO. Maurício Estevam. Por uma História Cultural da Educação: possibilidades de abordagens. Caderno de História da Educação - V. 10, n.2 - jul. / dez. 2011.

CHARTIER, Roger. O Mundo Como Representação. Estudos Avançados 11(5), 1991.

LOHN, Reinaldo Lindolfo. Reflexões sobre a história do tempo presente: uma história do vivido. In Coleção história do tempo presente: volume 1 / Tiago Siqueira Reis et al. organizadores. – Boa Vista: Editora da UFRR, 2019.

MARTINS, Angela Maria Souza. Educação e História Cultural: algumas reflexões teóricas. In: LOMBARDI, José. História, cultura e educação. Campinas-SP: Autores Associados, 2006. – (Coleção educação contemporânea).

MIGLIEVICH-RIBEIRO, Adelia; COUTINHO, Maria Angélica Editorial: História da Educação Revisitada. Caderno Eletrônico de Ciências Sociais, Vitória, v. 3, n. 2, pp. 1-8 (2015).

RABELO. Islei Gonçalves; RODRIGUES, Rosângela Silveira. A História da Educação e a formação docente: possibilidades e contribuições para uma prática emancipada e emancipadora. V CINFE – Congresso Internacional de Filosofia e Educação. Maio de 2010 – Caxias do Sul – RS – Brasil. ISSN 2177 – 644 X.

SANTOS. Sandra Regina Rodrigues dos. História Cultural e História da Educação: um diálogo profícuo.VI Simpósio Nacional de História Cultural Escritas da História: Ver – Sentir – Narrar Universidade Federal do Piauí – UFPI Teresina-PI ISBN: 978-85-98711-10-2.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v13i1.17642

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexadores e bases/Indexes and Bases
nave  nave  nave  nave
nave  nave  nave  nave
nave  nave  nave  nave