JUVENTUDE FEMININA: A NOVA GERAÇÃO DO MOVIMENTO QUILOMBOLA DO PARÁ E SUA PEDAGOGIA DECOLONIAL
Resumo
O presente texto traz resultados de uma pesquisa que investigou a formação de lideranças femininas quilombolas no município de Mocajuba, estado do Pará, Brasil. O foco foi a trajetória de vida de Marcele Nunes Cabral, líder da Comunidade Quilombola de Vizânia. Para analisar a construção dessa liderança, consideramos seu contexto histórico e educacional, assim como suas lutas e resistências. A metodologia utilizada foi a história oral. Nos embasamos na teoria decolonial e na afrodescendência, com autores como BHABHA (2010), ESCOBAR (2005), HALL (2006), CUNHA JÚNIOR (2005), PEREIRA (2007), que contribuíram para uma reflexão sobre uma Pedagogia Decolonial. Os resultados mostram que a formação da liderança feminina quilombola na Comunidade Quilombola de Vizânia envolve processos culturais e políticos, marcada por conflitos e pela luta contra o racismo e a negação da afrodescendência na região Amazônica, especificamente, às margens do rio Tocantins, onde ocorrem práticas de resistência identitária. As ações decorrentes desse processo possuem uma dimensão pedagógica, promovendo uma educação antirracista e valorizando a identidade e cultura negra como fundamentos de uma Pedagogia Decolonial.
Palavras-chave
Palavras-chave: Liderança quilombola. Comunidade Quilombola. Afrodescendência. Pedagogia Decolonial.
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PDFReferências
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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v13i1.17641
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