A HISTÓRIA E OS SABERES DOS ANCESTRAIS NO CURRÍCULO ESCOLAR DA ESCOLA WARARAAWA ASSURINI DO MUNICÍPIO DE TUCURUÍ (PA)
Resumo
O presente artigo é resultado de uma visita realizada à Aldeia Assurini do Trocará, localizada no Estado do Pará, com o intuito de desvendar como funcionam, na prática, as relações (in)existentes entre educação escolar indígena e currículo intercultural buscando compreender como a história, a memória e os saberes dos ancestrais estão presentes (ou não) no conteúdo programático e no processo de ensino-aprendizagem dessa escola. Utilizamos anotações registradas no caderno de campo, observações, fotografias e diálogos com professores(as) indígenas, pesquisadores visitantes e demais funcionários escolares. Temos como referenciais teóricos os textos de Chauí (1985); Fenelon (1993); Matos (2012); Oliveira (2014); Laraia (2001) e Fleury (2001). Como resultado da nossa pesquisa concluímos que a aprendizagem dos alunos da Aldeia Trocará está pautada apenas pelos recursos disponibilizados pela Secretaria Municipal de Educação do município de Tucuruí-PA, “silenciando” a história e cultura do povo Assuriní; apesar desse fato, a língua materna vem sendo ensinada aos educandos mesmo não fazendo parte do currículo de ensino do município dentro de uma perspectiva de mudança curricular promovida por docentes e demais membros da comunidade escolar e local, em prol de uma educação que fortaleça sua cultura e, em especial, sua língua materna pois, apenas os anciãos e anciãs da aldeia conseguem se comunicar através da língua Assurini. Diante disso, é necessária à implementação da língua materna para o uso contínuo na comunidade indígena por todos, com intuito de inserir para preservar sua história, cultura e saberes no currículo escolar da aldeia.
Palavras-chave
Educação escolar indígena. Currículo. Ancestralidade. Saberes.
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PDFReferências
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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v13i1.16802
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