A CONTRIBUIÇÃO DA MÚSICA COMO PRÁTICA SOCIAL: UM ESTUDO DE CASO COM PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo geral, analisar quais as contribuições da música como prática social na Educação Infantil. Como objetivos específicos desdobram-se, investigar se a música é utilizada como prática social pelas professoras da Educação Infantil e compreender como o uso da música como prática social influencia o processo de ensino aprendizagem. Através da revisão bibliográfica buscou-se identificar o papel da música enquanto prática social e assim construir um percurso dialógico com referenciais teóricos como, Brito (2003), Chiarelli (2005), Kater (2004), entre outros. Caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa, que será desenvolvida por meio da modalidade estudo de caso, onde se procura fundamentar as relações entre música, prática social e educação infantil. Os participantes serão cinco pedagogas, sendo três da Rede Pública e duas da Rede Privada da cidade de Belém e do município de Ananindeua. Esperamos que este trabalho seja referência a muitos educadores para subsidiar planos e projetos de ações pedagógica que objetivem trabalhar as possíveis contribuições que a música enquanto prática social proporciona a ensino aprendizagem na Educação Infantil.
Palavras-chave
Música; Prática social; Educação infantil
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PDFReferências
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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v11i2.14642
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