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O vestido vermelho: consumo, cultura material e comunicação intersensorial na feira do Guamá, Belém-Pará

Marina Ramos Neves de Castro

Resumo

Este trabalho se propõe a interpretar os processos de sociação em um grupo de feirantes na feira do Guamá, em Belém-PA. Partimos da compreensão de que as práticas de consumo conformam processos de sociação (SIMMEL, 2006), processos estes que se reverberam através da comunicação intersensorial ali estabelecida. Com apoio de Miller (2007, 2008), discute-se como o consumo e a cultura material contribuem para a construção de intersubjetividades (CASTRO, F., 2017) e de processos de comunicação intersensorial (CASTRO, M., 2020), e como estes corroboram para a produção e/ou incremento de reciprocidades (MAUSS, 1974). Observamos que as relações recíprocas que estabelecemos, e através das quais nos comunicamos, estão permeadas pela intersensorialidade, ou seja, pela comunicação através da qual os sentidos do corpo, providos de cultura, são agentes fundamentais para a realização da intersensorialidade. Reflete-se sobre como as coisas destacam-se como elementos de partilha e de reciprocidade entre aqueles que participam desses processos de sociação.


Palavras-chave

Consumo. Cultura material. Comunicação intersensorial, Intersubjetividade


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DOI: http://dx.doi.org/10.5801/ncn.v24i2.10488

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