MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944

Do enunciável ao visível: as condições de possibilidade do videopoema Vida em Branco

Amanda Soares Mantovani, Antônio Fernandes Júnior

Resumo

Com o objetivo de discorrer e refletir sobre os procedimentos de análise advindos da filosofia de Michel Foucault, especialmente esses que estão contemplados em sua obra A Arqueologia do Saber (1969), este trabalho abrange uma discussão voltada para as contribuições do pensamento foucaultiano aos estudos da linguagem, diante da necessidade de se mobilizar uma atitude histórico-crítica sob o objeto em análise. Para tanto, o percurso aqui adotado desenvolve-se sob a perspectiva arqueogenealógica, apoiando-se em estudos desenvolvidos pelo próprio Foucault (1999, 2005a, 2005b, 2014, 2016, 2017) e em obras de Deleuze (2017, 2019), Veyne (2009), Gregolin (2004, 2006), entre outros autores. Ao explanar sobre a noção de discurso e enunciado, o discursivo e não discursivo, tentamos descrever, ao fim, como pensar sobre uma história crítica do pensamento proporciona vislumbrar as condições de emergência que possibilitam determinados acontecimentos discursivos, a exemplo, o videopoema de Zélia Duncan, Vida em Branco (2020).


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/moara.v1i57.9532