MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944

REALIDADES SOCIAIS DIFERENTES E GÊNEROS TEXTUAIS: DUAS EXPERIÊNCIAS DO CONTEXTO ESCOLAR BRASILEIRO

Ana Maria de Matos GUIMARÃES, Glaís Sales CORDEIRO, Isabel Cristina Michelan de AZEVEDO

Resumo

Este artigo propõe-se a examinar as contribuições da teoria interacionista sociodiscursiva (Bronckart, 1997/1999) para o estudo de universos sociais diversos, de forma a refletir sobre possibilidades de comparação de duas experiências, ambas desenvolvidas em 3ª série do Ensino Fundamental: a primeira em uma escola particular da cidade de São Paulo, e a segunda, em uma escola pública municipal, da periferia da região metropolitana de Porto Alegre. Foram analisadas as produções de alunos antes e aos a realização de uma sequência didática sobre “narrativas de aventuras de viagens”, no primeiro caso, e sobre “contos de fadas”, no segundo. Os resultados desta analise permitem verificar que, não obstante o ambiente social em que se desenvolve o trabalho com gênero textual, é possível conduzir sequencias didáticas altamente produtivas para os aprendizes.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/moara.v2i26.3311