MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944

A lente decolonial: por um letramento ideológico e um exercício decolonial em tempo integral na escola

Wuilton de Paiva Ricardo

Resumo

O ano era 2017, o muro principal de uma escola pública estadual de Juiz de Fora é pichado com frases racistas. Os funcionários apagam as ofensas. Depois de seis dias, as mesmas frases antes apagadas são novamente pichadas no muro: “descendentes de Cam cruzaram com os macacos. A origem da raça negra”. Em face ao crime registrado, a escola tomou as atitudes cabíveis e esperadas. Entretanto, a temática mostrou-se pontual e temporária, revelando a necessidade de um trabalho decolonial, por meio de um letramento crítico, reconhecendo sua importância. Por isso, este trabalho tem como principal objetivo ratificar a necessidade urgente de se assumir a lente decolonial, em tempo integral, nas escolas, não apenas em projetos ou situações pontuais. Questões referentes à decolonialidade não podem ser esmagadas por outras pautas arraigadas em determinados documentos oficiais ou crenças preestabelecidas.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/moara.v0i65.16057