MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944

Pega a visão: gírias no ensino de língua espanhola à luz da variação linguística

Débora Luise Souza Xavier, Laura Marques Sobrinho, Joyce Elaine de Almeida Baronas

Resumo

As gírias são unidades léxicas que evidenciam marcas socioculturais e identificam indivíduos em relação a determinados grupos sociais. Este trabalho tem por objetivo apresentar uma reflexão sobre os preceitos teóricos da variação linguística e apresentar contribuições didáticas para o estudo de gírias em memes da rede social Instagram, enquanto ferramenta de ensino de Espanhol. A metodologia utilizada consiste em pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa. Valemo-nos de preceitos teóricos sobre variação linguística e ensino de línguas (Camacho, 2011; Faraco, 2002; Faraco, 2008), e sobre o gênero meme na internet (Barbosa, 2017). Em um segundo momento, apresentamos considerações sobre a exploração dos memes em atividades de ensino e aprendizagem de Espanhol para estudantes brasileiros, à luz de estudos da variação linguística. Conhecer elementos que caracterizam normas linguísticas do espanhol auxilia o aprendiz a desenvolver sua consciência frente à diversidade linguística e cultural de seu idioma e do idioma que busca aprender.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/moara.v0i65.16052