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A Formação de professoras do Curso de História pelo PARFOR em torno das relações étnico-raciais em Cametá (PA)

Lenise Mendes Rodrigues

Resumo

Este artigo trata da formação de professoras do curso de História da Universidade Federal do Pará (UFPA) no âmbito do Plano Nacional de Formação de Professores de Educação Básica (PARFOR), com intuito de abordar a formação que receberam de uma única disciplina, denominada História da África, em torno das relações étnico-raciais no desenho curricular. Ela fez a diferença na formação das professoras, trazendo-lhes outro conhecimento da história do continente africano e modificações nas suas práticas escolares e sociais, de modo que aos poucos começaram a colocar em prática essas discussões em determinadas situações que presenciaram nas escolas trabalhadas, em busca de um ensino democrático, no reconhecimento das diferenças e no combate ao racismo. Nesse sentido, abordar essa questão é uma forma de concretização adequada da temática racial.

Palavras-chave: Formação de professoras. PARFOR. Curso de História. Relações étnico-raciais.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rcga.v1i23.14545

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