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DIVERSIDADE BIOCULTURAL NA ESCOLA: FORTALECENDO AS CONEXÕES ENTRE A ETNOBIOLOGIA E A EDUCAÇÃO

Sofia Zank, Luciele Leonhardt Romanowski, Rafaela Helena Ludwinsky, Maiara Cristina Gonçalves, Nivaldo Peroni, Natalia Hanazaki

Resumo

Este relato de experiência traz reflexões sobre a construção de um material didático voltado para professoras e professores do ensino básico e um curso de extensão sobre este material. O livro e o curso "Diversidade biocultural na escola - reflexões e práticas para professoras e professores" foram organizados a partir das vivências de um grupo de pesquisa que tem por foco a etnobiologia e a ecologia humana, com a colaboração direta e indireta de representantes de povos indígenas e povos e comunidades tradicionais, enfatizando a aproximação de discussões presentes no ensino superior com o ensino básico. O livro foi organizado em 6 capítulos e contou com a colaboração de 21 autores e autoras. Um curso online, durante o período da pandemia, foi organizado em aulas síncronas e atividades remotas assíncronas, entre outubro e dezembro de 2021 com uma carga horária total de 30 horas. Cerca de 70 pessoas concluíram o curso com 75% de presença nas atividades síncronas e assíncronas, outros 250 participantes assistiram a atividades certificadas e alguns encontros tiveram mais de 1000 visualizações apenas durante o período do curso. A riqueza dos trabalhos finais construídos pelos cursistas possibilitará a organização de outro material didático com sugestões de atividades relacionadas à diversidade biocultural para serem aplicadas em diversas situações de ensino e aprendizagem.  Esperamos que essa iniciativa inspire novas conexões e caminhos entre a etnobiologia e o ensino básico e colabore para uma educação mais sensível e inclusiva, valorizando os conhecimentos e práticas tradicionais e os povos e comunidades que os detêm.


Palavras-chave

Ensino básico; Inclusão; Etnobotânica; Etnoecologia; Formação de professores


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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/ethnoscientia.v8i3.14916

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