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UMA ABORDAGEM ETNOECOLÓGICA ABRANGENTE DA CAPOEIRA ANGOLA EM FEIRA DE SANTANA-BA

Nayane Regina Santos, Francisco Bezerra Souto

Resumo

A relação entre os seres humanos e o meio ambiente não se limita apenas ao contato diário e uso de recursos naturais, mas também perpassa pela compreensão do mundo e seus significados. Os saberes e fazeres apreendidos através desta relação são transmitidos ao longo das gerações por meio da oralidade e são componentes importantes das culturas. Entre as muitas manifestações culturais geradoras de conhecimentos e práticas está a Capoeira Angola. O presente trabalho tem por objetivo abordar esta manifestação cultural sob a perspectiva da Etnoecologia Abrangente em escolas de capoeira no município de Feira de Santana (Bahia). Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com um total de 4 participantes, sendo dois Mestres, um Contramestre e uma Treinel, das três Escolas de Capoeira Angola existentes em Feira de Santana-BA. As entrevistas foram gravadas e transcritas de forma verbatim. Os resultados foram expressos em Bases Cognitivas, enfatizando os conhecimentos que os capoeiras possuem acerca dos recursos naturais utilizadas na Roda de Capoeira Angola, bem como o conhecimento difundido nas músicas entoadas; e Bases Conexivas, demonstrando as cinco conexões básicas estabelecidas, a saber: humano-mineral, ser humano-vegetal, ser humano- animal, ser humano-ser humano e ser humano-sobrenatural. Os resultados obtidos mostraram um amplo e específico conhecimento sobre recursos utilizados para a confecção dos instrumentos musicais, mas que também se expressaram em letras das músicas. As cinco conexões trabalhadas foram estabelecidas de forma consistente, estando todas indissociáveis da prática da capoeira Angola em Feira de Santana. Os dados gerados neste trabalho reforçam a abordagem etnoecológica abrangente como ferramenta metodológica e teórica eficiente também no estudo da capoeira.


Palavras-chave

Bases Cognitivas; Bases Conexivas; Cultura Afro-brasileira; Etnoconhecimento.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/ethnoscientia.v8i1.13612

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