Cabeçalho da página

“SAI GORDURA TRANS, ENTRAM VEGETAIS ORGÂNICOS”: SERIAM AS LÓGICAS TAYLORISTA E FORDISTA DOS FAST FOODS COM TEMPERO DE PÓS-MODERNIDADE?

Monique Medeiros

Resumo

Concomitante ao decorrer dos anos e à facilitação ao acesso à informação, novas preocupações acometem a sociedade levando consumidores a questionarem seus hábitos alimentares. Com a atenção voltada a este consumidor, grandes empresas de fast food incorporaram hortaliças, carnes magras e sucos naturais a seus cardápios. Nesse nicho de mercado é que alimentos orgânicos conquistam espaço. Possuir rótulos de orgânicos em produtos comercializados nessas lojas pode evocar a imagem de um alimento produzido de forma mais simples, livre de produtos químicos industrializados, no entanto, a contradição se dá quando analisamos que a existência desse rótulo é produto da própria indústria. As transformações nos padrões de consumo, e consequentemente no fornecimento de alimentos, que ocorreram nos últimos tempos nos levam a questionar: quais os reais motivos que levam os consumidores a procurar alimentos mais saudáveis? O que motiva a incorporação de alimentos orgânicos nos cardápios de fast food? O que significa associar alimentos orgânicos a uma lógica de comercialização e distribuição de produtos alicerçada a uma organização empresarial taylorista/fordista? Com o intuito de refletir sobre esses questionamentos, o presente artigo se embasa em estudos acadêmicos e publicações não científicas da primeira década dos anos 2000, momento de maior emergência dos alimentos orgânicos nas redes de fast food no mundo.


Palavras-chave

Alimentação; Globalização; Alimentos orgânicos.


Texto completo:

PDF

Referências


BOYER, R. New directions in management practices and work organization: general principes and national trajectories, Paris, CEPREMAP, nov. 1989.

BRAVERMAN, H. Trabalho e Capital Monopolista: Degradação do Trabalho no Século XX. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1987.

CHIAVENATO, I. Teoria Geral da Administração: Abordagens Prescritivas e Normativas da Administração. São Paulo: Makron Books, 1997.

FERREIRA, C. G. O fordismo, sua crise e o caso brasileiro. Cadernos do CESIT. Nº13, Campinas, SP. 1993.

GIDDENS, A. As conseqüências da modernidade. Tradução de Raul Fiker. São Paulo: Editora UNESP, 1991.

ORTIGOZA, S. A. G. O Fast Food e a mundialização do gosto. Revista Cadernos de debate. NEPA/UNICAMP, v. 5, 1997.

PALLOIX, C. Le procès de travail. Du fordisme au neofordisme. In: La Pensée 185 (fevereiro de 1976). Traduzida no panfleto do CSE/Stage One, The Labor Process and Class Strategies (1976).

POLLAN, M. O Dilema do Onívoro. Rio de Janeiro, Intrínseca, 2007.

RIAL, C. Fast-foods: a nostalgia de uma estrutura Perdida. Horizontes Antropológicos - Comida, vol. 4 pp. 94-103, 1996.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/ethnoscientia.v7i4.12802

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Ethnoscientia - Brazilian Journal of Ethnobiology and Ethnoecology

                    

ISSN 2448-1998