Cabeçalho da página

SABERES AGROECOLÓGICOS E ETNOECOLOGIA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO EM TEMPOS DE PANDEMIA

Thiago Leandro da Silva Dias

Resumo

A proposta desta comunicação é socializar o processo de pesquisa-ação concebido e desenvolvido no contexto de formação de professores(as) do curso de Licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). A partir dos pressupostos da Pedagogia da Alternância, da Agroecologia e da Etnoecologia, atravessados pela pandemia de Covid-19, foi possível desenvolver coletivamente um projeto de ensino por investigação que resultou na elaboração e socialização de materiais educomunicativos para as escolas do campo - vídeo documentário sobre a bata do feijão, podcast sobre o manejo agroecológico da mandioca e herbário didático virtual, dentre outros. A mobilização dos saberes agroecológicos no contexto do referido projeto estabelece um diálogo propositivo levando em consideração que a formação por área de conhecimento na Educação do Campo objetiva contribuir com novas estratégias de seleção de conteúdos, o que torna a Agroecologia e os modos de apropriação dos agroecossistemas elementos primordiais para análise, planejamento e orientação pedagógica.


Palavras-chave

agroecologia; educomunicação; ensino de ciências; pedagogia da alternância


Texto completo:

PDF

Referências


ALTIERI, M. A. Agroecologia: bases científicas para uma agricultura sustentável. São Paulo: Expressão Popular, 2012.

ASSIS, A. L.; HANAZAKI, N.; REIS, M. S.; MATTOS, E.; PERONI, N. Espécie chave-cultural: indicadores e aplicabilidade em etnoecologia. In: ALVES, A. G. C.; SOUTO, F. J. B.; PERONI, N. Etnoecologia em perspectiva: natureza, cultura e conservação. Recife: NUPEEA, 2010.

CALDART, R. S. Por uma Educação do Campo: traços de uma identidade em construção. In: KOLLING, E. J.; CERIOLI, P. R.; CALDART, R. S. (org.). Educação do Campo: identidade e políticas públicas. Brasília, DF: Articulação Nacional Por Uma Educação do Campo, 2002.

CAPORAL, F. Agroecologia: enfoque científico e estratégico para apoiar o desenvolvimento rural sustentável. Porto Alegre: EMATER/RS-ASCAR, 2002.

CARVALHO, C. H. S.; FILHO, S. R. R.; GUERRA, E. V.; SANTOS, F. C.; BOMFIM, Q. R. S.; GABRIEL, E. G.; JESUS, E. S.; OLIVEIRA, M. S.; SOUZA, T. S.; DIAS, T. L. S. Produção audiovisual, conhecimento científico e popular: estratégia de sustentabilidade socioambiental a partir da bata do feijão na comunidade do sobrado, Irará-Ba. In: Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo da Bahia, 7., 2021, p. 257.

DEMO, P. Educar pela Pesquisa. 4. ed. Campinas: Autores Associados, 2000.

FERREIRA, J. B.; EVANGELISTA, M. T.; SANTOS, M. A.; SANTOS, R. G.; FERNANDES, S. M. T.; DIAS, T. L. S. Reflexões sobre o cultivo da mandioca nas comunidades tradicionais e o resgate dos manejos agroecológicos. In: Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo da Bahia, 7., 2021, p. 262.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 40. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

MARQUES, J.G. Pescando pescadores: ciência e etnociência em uma perspectiva ecológica. 2 ed. São Paulo: NUPAUB, 2001.

MOLINA, M. C. (org.). Licenciaturas em Educação do Campo e o ensino de Ciências Naturais: desafios à promoção do trabalho docente interdisciplinar. Brasília: MDA, 2014.

SANTOS, B. de S. A cruel pedagogia do vírus. Portugal: Almedina, 2020.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/ethnoscientia.v7i4.12771

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Ethnoscientia - Brazilian Journal of Ethnobiology and Ethnoecology

                    

ISSN 2448-1998