Cabeçalho da página

ETNOMATEMÁTICA E PRODUÇÃO DE FARINHA: UMA EXPERIÊNCIA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Layune Guilherme Barbosa Muriel, Marcos Marques Formigosa

Resumo

A pesquisa discute resultados de vivência pedagógica em um curso de formação de professores em uma Reserva Extrativista da Terra do Meio no interior da Amazônia Paraense. Buscamos identificar outras racionalidades matemáticas que se manifestavam no processo de produção da farinha de mandioca, e seus possíveis entrelaçamentos com os saberes da geometria espacial presentes na matemática escolar, na perspectiva do campo da Etnomatemática. Com inspirações etnográficas, os dados produzidos nessa imersão foram gravados em áudios e vídeos e transcritos, a posteriori, bem como outros registros no diário de campo e de atividades desenvolvidas com os alunos em sala de aula. Os resultados apontam que ao considerarmos os conhecimentos prévios dos educandos e as interações entre o saber escolar e o não escolar, estes se constituíram uma importante estratégia na prática docente e na aprendizagem da matemática, uma vez que os educandos fazem relações com diferentes tipos de conhecimentos e sentem-se mais valorizados e incluídos no processo educativo.


Palavras-chave

Matemática. Geometria Espacial. Etnomatemática; Farinha de Mandioca. Extrativistas.


Texto completo:

PDF

Referências


D’AMBROSIO, U. Etnomatemática: Arte ou técnica de explicar e conhecer. 2ª Ed. São Paulo/SP. Ática S. A, 1993.

D’AMBROSIO. Educação Matemática: da teoria a prática. São Paulo: Papirus, 1996.

D’AMBROSIO. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

D’AMBROSIO. Sociedade, cultura, matemática e seu ensino. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 1, p. 99-120, jan./abr, 2005.

D’AMBROSIO. Conteúdo e metodologia na formação de professores.. Campinas, São Paulo: Musa Editora: GEPFPM-PRAPEM-FE;UNICAMP, 2005.

DOMITE, M. Carmo et al. (Org.). Etnomatemática: papel, valor e significado. São Paulo: Zouk, 2014. p.17-26

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 51. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2015.

KNIJNIK, G. Itinerários da Etnomatemática: questões e desafios sobre o cultural, o social e o político na educação matemática. In: KNIJNIK, G.; WANDERER, F.; OLIVEIRA, J. C. (Org.) Etnomatemática, currículo e formação de professores. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2004. p.19-38.

KNIJNIK, G. Educação matemática, culturas e conhecimento na luta pela terra. Santa Cruz do Sul, EDUNISC, 2006.

KNIJNIK, G et. al. Etnomatemática em movimento. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

LUCENA, I. C.R.; MENDES, I. A. (org.). Educação Matemática e Cultura Amazônica: Fragmentos possíveis. Belém: Açaí, 2012.

MENDES, M. B. (2013). A Etnomatemática presente na prática social de construção de engenhos. (Trabalho de conclusão de Curso). Licenciatura em Matemática, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

RADICCHI, R. Ensino/aprendizagem da matemática nas escolas populares. 2012, p.36-45.

ROSA, M.; OREY, D. C. O campo de pesquisa em etnomodelagem: as abordagens êmica, ética e dialética. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 4, 865-879, 2012.

D’AMBROSIO, Ubiratan. O Programa Etnomatemática: uma síntese. Acta Scientiae, Canoas, v. 10, n. 1, p. 7-16, jan./jun. 2008.

PARENTE, F., LOPES, R. MILEO, I. S. O. A. Pedagogia da alternância: formações, saberes e experiências da educação do/no campo. Revista Humanidades & Inovação, v. 7 n. 12, p. 63-77, 2020.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/ethnoscientia.v7i2.12644

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Ethnoscientia - Brazilian Journal of Ethnobiology and Ethnoecology

                    

ISSN 2448-1998