Cabeçalho da página

O ATIVISMO DE BERTHA LUTZ PARA PRESERVAÇÃO DA NATUREZA: SOBRE OS PARQUES NACIONAIS, FISCALIZAÇÃO E PARECERES EM FAVOR DA CONSERVAÇÃO INTEGRAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – BRASIL (1950-1954)

Ana Beatriz de Menezes Ribeiro, Luci de Senna Valle, Maria Franco Trindade Medeiros

Resumo

Bertha Lutz, cientista brasileira e naturalista, descrita por si mesma. Trata-se da apresentação de uma documentação dos arquivos do Museu Nacional (SEMEAR), que foi extinto pelo incêndio do dia 02 de junho de 2018. Os originais datilografados de Bertha Lutz demostram sua visão da situação ambiental por diversas localidades fluminenses, particularmente sobre a situação da flora e vegetação de Mata Atlântica, no entorno dos parques nacionais até as fronteiras fluminenses, com São Paulo e Minas Gerais. O Relatório de 1954 foi enviado ao Ministério da Agricultura, após uma expedição científica de monitoramento e de fiscalização, por Bertha Lutz pessoalmente, entre 1953-1954. Acompanhada de um técnico do Museu Nacional, Sr. Venâncio Fernandes, contou com o apoio do pessoal das localidades e funcionários dos parques. As localidades foram escolhidas a partir de antigos caminhos de naturalistas e áreas conhecidas de interesse científico para coleta de batráquios, como o Itatiaia e a Serra dos Órgãos. Bertha Lutz recomendou ao Ministério da Agricultura: aumentar os territórios protegidos e a conservação integral das florestas nativas ainda existentes, fora das unidades, ampliando a criação de parques nacionais no Estado do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.


Palavras-chave

Conservação, Ecobiologia, Mata Atlântica do estado do Rio de Janeiro, Museu Nacional, Parque Nacional da Serra dos Órgãos.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/ethnoscientia.v6i2.10363

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Ethnoscientia

                    

ISSN 2448-1998